[:pb]Curso de Turismo realiza Viagem Técnica para Aquidauana-MS[:]

Postado por: Observatório
[:pb]

Neste último final de semana, nos dias 5 e 6 de outubro, os acadêmicos do 4º e 6º semestre de Turismo da ESAN, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Universitário, tiveram a oportunidade de experienciar uma viagem técnica, indo a campo à cidade de Aquidauana e aos distritos de Camisão e Piraputanga. A coordenadora desta viagem rápida, mas de grande valia acadêmica e de rica fonte de conhecimento, foi a Professora Dra. Priscila Varges da Silva, que teve como intuito colocar a vivência aos estudantes sobre tudo o que havia contextualizado em sala, proporcionando contato e deixando os acadêmicos mais próximos da futura profissão de turismólogos.

No primeiro dia, iniciamos a visita no distrito de Camisão, com um FAMTOUR passando pela Pousada da Serra, para conhecer sua estrutura e belezas paisagísticas; pela Estrada Parque, na qual avistamos as mais belas morrarias, os trilhos da nossa Maria Fumaça, o maior Sítio Arqueológico de Mato Grosso do Sul – respaldado pelo Professor Pesquisador e Doutor em Arqueologia Gilson Rodolfo Martins – e também a entrada da Furna dos Baianos; e finalizamos com um belo café da manhã na Pousada Bela Vista, para ter conhecimento sobre o diferencial do seu atrativo turístico. Toda esta visita técnica, foi proporcionada com o apoio da Fundação de Turismo de Aquidauana, pois tinham a intenção de mostrar ao Trade os potenciais turísticos existentes nesta região, principalmente da Estrada Parque entre Camisão e Piraputanga. Nesta visita, contamos, também, com a presença e companhia da Vice Prefeita de Aquidauana, Selma Suleiman, que prestigiou e viu a capacidade turística que há neste percurso e no seu entorno, expressando muito interesse em apoiar todas as iniciativas para o melhor desenvolvimento turístico deste caminho.

Já no período da tarde, tivemos um Walking Tour Histórico e Cultural no Centro de Aquidauana, guiado pelo Professor Aposentado da UFMS – CPAQ, Doutor em História e também Arquiteto, Paulo Corrêa de Oliveira. Na caminhada, pudemos contemplar a lindissíma estrutura da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição – Matriz de Aquidauana, a Escola Parochial – Ginásio Imaculada Conceição (GIC); a Casa Parochial Padre José May – conhecida como a Casa dos Padres; o atual prédio da sede administrativa da UFMS, que muito antes era o correio da cidade; a antiga e a atual Câmara Muncipal de Aquidauana; a Ponte Roldão Carlos de Oliveira que liga Aquidauana e Anastácio e o Museu de Arte Pantaneira que infelizmente está fechado há mais de 6 anos para reforma.

E por último, no dia 6, fomos prestigiar a trilha da Chácara dos Mirantes do proprietário Jamil, que possui vários mirantes, no qual pudemos presenciar 3 destes belíssimos pontos naturais, onde a contemplação da natureza e de suas belezas únicas são de tirar o folêgo. A trilha foi feita pelos acadêmicos e pela Professora Dra Priscila Varges junto com o apoio do Jamil, sua esposa Lúcia e mais dois auxiliares. O percurso de 2km durou 3 horas de caminhada, de escalada em alguns pontos e também incluiu uma parada para a apreciação de pinturas rupestres numa espécie de abrigo para os povos antigos. Toda esta visita técnica, nos propiciou várias reflexões dos estudos que vinhamos fazendo em nossa vida acadêmica, tanto acerca de dúvidas como de novos conhecimentos, e, também, possibilitou o campo de novas visões e ideias para quando formos atuar na profissão.

Todas as visitas feitas nesta viagem técnica, nos levou a ter um domínio maior de conhecimento nas áreas que já haviamos estudado e/ou abordado em sala de aula como Patrimônio Histórico e Cultural, A Análise de Paisagem, O Planejamento do Turismo em Áreas Naturais, A Capacidade de Carga de uma Trilha, O Planejamento Turístico e a Relação com o Comércio, As Infraestruturas e Superestruturas que são necessárias para a melhoria do Turismo, A Movimentação da Economia da região e também do Estado de Mato Grosso do Sul e toda a movimentação que o Turismo gera à população de forma a estimular e a mobilizar a comunidade local para mostrar aos turistas a seu espaço que é rico em atrativos turísticos.

Agradeço a participação de todos os acadêmicos envolvidos, que presumo terem aprendido muito nesta viagem técnica para Aquidauana – e vão aprender ainda mais na próxima viagem que ocorrerá nos dia 1,2 e 3 de Novembro para a Base de Estudos e Pesquisas da UFMS no Pantanal, localizada no Passo da Lontra – e, em nome deles, agradeço imensamente pela iniciativa e pelo planejamento e organização da Professora Dra. Priscila Varges da Silva, que buscou da melhor forma colocar a contextualização em prática, juntamente com o apoio: da Coordenação de Curso de Turismo, regida pelo Professor Dr. Erick Pusch Wilke, da Coordenação da ESAN – Escola de Administração e Negócios – dirigida pelo Professor Dr. José Carlos de Jesus Lopes, e, também, pela liberação de custos da parte Administrativa da UFMS, atuando em conjunto para que esta vivência pudesse ocorrer de forma valorativa, agregando muito aprendizado e experiência aos seus acadêmicos.

Escrito por Raissa Vitoria Anunciação Serra, acadêmica do 4º semestre do Curso de Bacharel em Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Universitário.

[:]