[:pb]Acadêmicos do Curso de Processos Gerenciais tiveram uma Aula Especial: Campo Grande na Rota das Cidades Inteligentes[:]

Postado por: Observatório
[:pb]

Os acadêmicos do curso de Processos Gerenciais da ESAN-UFMS através da disciplina de Gestão Socioambiental e do Agronegócio ministrada pela docente Christiane Pitaluga tiveram na noite de quarta-feira (01/11) uma aula especial: Encontro entre economistas, além da professora Christiane, a economista e coordenadora Executiva de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadim Zamarrenho, que discutiram junto aos acadêmicos os novos conceitos de cidades inteligentes, resilientes e como estas estão se preparando para os desafios das próximas décadas.

Catiana, Coordenadora da Prefeitura, que também é vinculada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou aos acadêmicos as ações já desenvolvidas e em vias de desenvolvimento na capital e que permeiam os conceitos trabalhados em sala de aula através da disciplina.

Durante a aula, foram apresentadas as novas demandas relativas às “smart cities”, como a internet das coisas, mobilidade e sustentabilidade. Catiana explicou que Campo Grande está desenvolvendo o “Programa Viva Campo Grande”, que se refere ao desenvolvimento integrado do município, incluindo as questões de transporte, mobilidade, moradia e a criação de novas rotas  OD – origem e destino.

Desta forma, foi possível promover uma ampla discussão sobre a nova lógica de dimensionamento e ordenamento da cidade de Campo Grande que está sendo mapeada e elaborada por um corpo técnico da Prefeitura do município.  Catiana explicou que cidades de outros Estados e até mesmo de outros países já adotam este conceito e começam a apresentar resultados. O objetivo para a capital de MS consiste na ampliação e melhoria do transporte público, promovendo eficiência, qualidade e dinamismo nas rotas, garantindo assim uma redução de tempo nos percursos. Outro aspecto abordado foi a questão da revitalização do Centro da cidade que proporcionará mais conforto e segurança aos pedestres além da oferta de novas moradias especialmente para àqueles que são proprietários dos seus comércios e ou que trabalham nele.

A ideia central é a ocupação inteligente de áreas consideradas não habitadas e a interligação de pontos considerados históricos favorecendo a criação de uma rota turística e comercial que irá beneficiar tantos os comerciantes, quanto a população e os turistas. Catiana destacou a importância dos enfrentamentos junto aos atores envolvidos uma vez que se pretende implantar soluções que visem sustentabilidade, mobilidade e a criação de centrais de monitoramento que permitam gerenciar de forma mais eficaz os recursos implantados na cidade.

Por fim, a Coordenadora de Projetos da Prefeitura também ressaltou que a formação e a inserção no mercado de trabalho dos Gestores em Processos Gerenciais vem a contribuir com estas demandas que necessitam de profissionais multidisciplinares e que possuam expertise na elaboração de  protocolos e mapeamento de processos.

[:]