Expedição Pantanal 2016

Uma ação conjunta das disciplinas de Turismo em Áreas Naturais e Cultura e Sociedade, ministradas pelos professores do curso de Turismo da Escola Superior de Administração e Negócios-ESAN-UFMS, Profa. Priscila Varges da Silva (Doutora em Geografia) e Guilherme Garcia Velasquez (Doutor em Turismo e Hotelaria), permitiu com que acadêmicos do curso de Turismo vivenciassem um processo de imersão no Pantanal do Miranda, junto à comunidade Margarida-Passo do Lontra, entre os dias 18 a 20/11/2016.

Participaram da experiência, alunos das três séries do curso, além dos professores idealizadores do estudo de campo.
Como ponto de referência, alunos e professores hospedaram-se na Base de estudos do Pantanal (da UFMS), onde foram desenvolvidas atividades teóricas, em forma de aulas expositivas e reflexivas. da mesma form que atividades práticas.

Discussões sobre Impactos da atividade turística no meio ambiente; paisagem e meio ambiente; turismo e cultura, fizeram parte do rol das referidas atividades teórico-reflexivas.

A partir das discussões teóricas é que os alunos puderam, em grupos pré-definidos, dar encaminhamento às ações práticas, assistidas por seus professores e que foram caracterizadas por: Estudo de Percepção e Análise da Paisagem do local; Visita à Comunidade Margarida para coleta de dados, na busca de levantar seus aspectos culturais, seus saberes e melhor compreender a relação que referida comunidade possui com o rio Miranda, com a paisagem Pantaneira e com a segmentação do turismo de Pesca.

Fizeram parte das atividades, ainda, passeio de observação na Estrada Parque, Visita Técnica na Pousada Pantanal Jungle Lodge e Apresentação de Documentário sobre o homem Pantaneiro.

A experiência foi bastante rica e permitiu com que inúmeras das temáticas discutidas em sala de aula fossem vivenciadas de uma forma direta e bastante intensa, que envolveu o grupo e que garantiu com que os acadêmicos enxergassem a importância do papel do turismólogo e seu vasto campo de atuação.

Importante ressaltar que as modalidades de ensino caracterizadas por vivências práticas, geram nos acadêmicos, visão crítica mais apurada, além de servirem de elementos motivadores para compreender a relação teórico-prática, que facilita a formação do profissional turismólogo planejador.