Bacharelado em Ciências Econômicas

Duração do Curso:

  • 8 semestres

Período:

  • Integral (manhã e tarde)

Modalidade de Ensino:

  • Presencial

Número de Vagas:

  • 60 Vagas

Mais Informações:

Forma de ingresso:

O ingresso no Curso de Ciências Econômicas se dá sob três formas: i) mediante Sistema Unificado de Seleção (SiSU), baseado no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); ii) através de movimentação interna, transferências de outras IES e portadores de diplomas de curso de graduação em nível superior, conforme a existência de vaga; e iii) por transferência compulsória.

Objetivos do Curso:

A formação teórica do aluno de Ciências Econômicas da ESAN/UFMS é privilegiada. Cerca de 80% da grade curricular do curso é composta por disciplinas obrigatórias, que abrangem três núcleos básicos, possibilitando uma sólida formação plural: i) teoria econômica (microeconomia, macroeconomia, economia política, etc.); ii) histórica (história econômica geral e do Brasil, história do pensamento econômico, etc.); e iii) sólida base em métodos quantitativos (matemática, estatística e econometria). Esta sólida formação permite ao Curso de Ciências Econômicas da ESAN/UFMS formar profissionais qualificados e capacitados ao exercício da profissão de economista, com titulação de Bacharel em Ciências Econômicas, capaz de atuar em instituições de natureza pública e privada, tanto em ações de caráter de planejamento e elaboração de políticas públicas, quanto em iniciativas de empresas privadas e de assessorias. Para isso, o curso tem como objetivo permitir que o aluno adquira os conhecimentos necessários para o entender, o interpretar a o intervir na realidade socioeconômica, dominando técnicas e teorias que possibilitem uma atuação competente em uma grande variedade de atividades profissionais.

Profissão:

  •  Economista

Atividades inerentes:

  • Planejamento e implementação de ações e políticas públicas.
  • Direção de empresas privadas.
  • Assessorias empresarial e financeira.

Áreas de Atuação e Exercício Profissional:

  • A flexibilidade do currículo do Curso de Ciências Econômicas da ESAN/UFMS permite ao acadêmico seguir trajetórias variadas de formação acadêmica segundo o interesse particular. O pluralismo acadêmico é uma marca singular do curso, e contribui para formar profissionais com perfis bastante distintos possibilitando atuar na realidade socioeconômica.
  • Além disso, no Curso de Ciências Econômicas o acadêmico tem a possibilidade de complementar os conhecimentos obtido nas disciplinas obrigatórias e optativas específicas do curso com disciplinas dos demais cursos da Escola de Administração e Negócios, tais como: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Tecnologia de Processos Gerenciais e Turismo.
  • Consequentemente, o bacharel em Ciências Econômicas, formado pela ESAN/UFMS, tem uma formação extremamente sólida e flexível, podendo atuar em empresas do setor privado, órgãos públicos, empresas de planejamento, assessoria e consultoria de projetos, institutos de pesquisa econômicas, instituições financeiras, instituições de ensino, entre outras.

Formação:

  • Bacharel em Economia.