Secretaria Acadêmica

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE

É a unidade responsável pela orientação acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

 

CONTATO

Telefone: (67) 3345-3567

Email: secac.esan@ufms.br

 

COMPETÊNCIAS

  • controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
  • providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
  • executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos (SISU, Transferência, Movimentação);
  • Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
  • colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
  • proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
  • orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
  • encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
  • executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
  • executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
  • preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
  • instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los à Coordenadoria de Administração Acadêmica;
  • encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
  • emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes;