[:pb]Teoria e Práticas unidades na disciplina de Alimentação e Bebidas do curso de Turismo da ESAN[:]
Ministrada pelo Prof. Doutor Guilherme Garcia Velasquez, referida oficina contou com o comprometimento dos acadêmicos do quarto semestre do curso, que atentamente buscaram assimilar todos os procedimentos relacionados à técnica de Mise en Place.
Entende-se por Mise en Place todos aqueles procedimentos inerentes à organização dos setores de alimentação, sejam dentro das cozinhas dos restaurantes ( com a montagem dos postos de trabalho antes do início do funcionamento da mesma), assim como a preparação do salão dos comensais, antes da abertura do estabelecimento à clientela.
Assim, organizar a mesa de refeição, não apenas significa tornar o ambiente atraente, agradável e hospitaleiro, mas, sobretudo, adequado no ponto de vista de sua funcionalidade.
Dessa feita, a execução de um Mise en Place adequado configura-se em uma prática benéfica à empresa e seu cliente.
Importante ressaltar que a aplicação da técnica de um Mise en Place requer a utilização de um código internacionalizado que propõe passos que precisam ser seguidos na montagem e organização da mesa, apontando locais específicos para colocação de todos os utensílios ( souplats, pratos, talheres, copos, taças, guardanapos, cardápios etc), sempre considerando o menu disponibilizado na ocasião.
Evidencia-se, dessa forma, que para cada tipo de menu e serviço, haverá um padrão de Mise en Place exigido.
Os acadêmicos do curso de Turismo puderam, durante a oficina, entender as diversas formas de apresentação de Mise en Place, inclusive, participando da montagem da mesa. A atividade encerrou-se com uma aula de dobradura de guardanapos de tecido, utilizados na limpeza de mãos e bocas dos comensais.