[:pb]Mestrado em Ciências Contábeis realiza aula inaugural[:]

[:pb]O recém-criado programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realizou, nesta manhã (6), a aula inaugural do curso com a palestra: “Pós-Graduação em Ciências Contábeis no Brasil”, ministrada pelo prof. Dr. Ernani Ott, Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont).

A solenidade, que aconteceu no auditório da Escola de Administração e Negócio (ESAN), contou com a presença do Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, do Diretor da ESAN, professor José Carlos de Jesus Lopes; além do representante do Conselho Federal de Contabilidade, Contador Carlos Rubens de Oliveira, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Contador Ruberlei Bulgarelli, e do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento (SECON/MS), Francisco Pereira Gonçalves.

De acordo com o Coordenador do Mestrado, professor Emanoel Marcos Lima, a conquista do programa é muito gratificante para a sociedade sul-mato-grossense. “A realidade dos programas de pós-graduação em ciências contábeis no Brasil ainda é recente. E um programa no Mato Grosso do Sul, em uma região como o Centro-Oeste onde só temos programas na Universidade de Brasília (UNB) e na Universidade Federal de Goiás (UFG), vai trazer uma diferença muito significativa na formação dos profissionais; que vão não só exercer a docência, mas vão também atuar no dia a dia das organizações. Então, esse mestrado significa muito para nosso Estado, pois o insere no debate nacional sobre a contabilidade”, comentou.

O presidente do CRC/MS também defendeu a importância do Mestrado. “A capacitação dos profissionais é uma das formas de garantir segurança de um bom exercício profissional para uma sociedade que absorve esse serviço e espera dele, qualidade, profissionalismo e ética”, disse Bulgarelli.

Encerrando a solenidade, o Reitor da UFMS deixou uma mensagem para os alunos que ingressam no mestrado. “Na reflexão que vocês vão realizar durante o mestrado, pensem nos cidadãos e na sociedade brasileira. O conhecimento científico é fundamental para transformar realidades e melhorar a qualidade de vida das pessos”, concluiu Turine.

Fonte: Portal UFMS[:]