[:pb]Queda no preço dos produtos da cesta básica volta a ocorrer em Aquidauana; veja a média de preços[:]

Nesta sexta-feira (20), o Projeto de Pesquisa “Comportamento dos Preços dos Produtos da Cesta Básica na Cidade de Aquidauana (MS)” divulgou a Pesquisa sobre a Variação de Preço Mensal dos Produtos em Aquidauana (MS), referente ao mês de outubro (2017).

A atividade faz parte do cronograma de ações do Projeto, desenvolvido pela Prof. Ma. Christiane Marques Pitaluga, da Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN), em conjunto com o acadêmico Edmilson Montania, do Câmpus de Aquidauana (CPAQ).

Para a pesquisa do mês de outubro, foram verificados os preços dos produtos nos seguintes supermercados: Supermercado Atlântico, Supermercado Princesa, Supermercado Nacagami, Supermercado JR e Supermercado Caçapava.

O supermercado que apresentou a maior quantidade de itens com o menor preço no mês de outubro na comparação com os demais estabelecimentos foi o Supermercado Atlântico, com a quantia de 19 produtos com menor preço na cidade.

Grupo FLV (frutas, legumes e verduras) teve queda de preços

A constante queda de preços dos produtos em Aquidauana (MS), que havia sido interrompida no mês anterior, voltou a acontecer. Destaca-se que, em todos os cinco estabelecimentos pesquisados, a relação completa dos produtos que compõem a cesta básica foi encontrada, situação que, segundo a Coordenadora do projeto, Profa. Christiane Marques Pitaluga, “dificilmente foi verificada nos meses anteriores e que evidencia a preocupação dos varejistas em ofertar uma variedade de produtos e marcas, contemplando principalmente os produtos com preços mais baixos“.

A Profa. Christiane também destaca a importância da pesquisa dos preços: “destaca-se o fato de um determinado supermercado praticar o menor preço para uma quantidade muito superior de produtos quando comparado aos demais”.

Outra notícia positiva para o consumidor, conforme a Coordenadora do projeto, é com relação aos preços praticados: “com relação à comparação dos preços praticados neste mês em relação ao mês passado, a notícia é muito positiva: em todos os supermercados pesquisados a quantidade de produtos com preços que sofreram queda e ou que mantiveram seus preços foi significativamente superior aos produtos que sofreram elevação nos seus preços; desta forma, é possível afirmar que houve uma movimentação de queda de preços tanto para os produtos provenientes do campo (frutas e legumes) como para os produtos industrializados”.

A docente complementa com a consequência prática desse fato, dizendo que “isso reflete uma mudança na dinâmica dos preços praticados por parte dos varejistas, fato este que é extremamente bom para os consumidores, que não precisam se preocupar tanto ao passar pelos caixas”.

Segundo a docente, “alguns produtos que se destacaram com suas quedas de preços foram: laranja, limão, batata, alho, mandioca com casca, café em pó, margarina, óleo de soja, macarrão, frango resfriado inteiro, dentre outros”, finalizou.

Para ter acesso aos dados completos da pesquisa, confira nos links:

FONTE: CPAQ[:]