[:pb]Acadêmicos do Curso de Administração realizam aula de campo na Fazenda Agro Sapé [:]

Os acadêmicos do Curso de Administração matriculados na disciplina de “Competitividade nos Sistemas agroalimentares” ministrada pela Profª Christiane Pitaluga realizaram neste último sábado, dia 20 de outubro, uma aula de campo na Fazenda Agro Sapé no município de Maracajú, MS. A aula de campo faz parte das atividades previstas no plano de ensino da disciplina, uma vez que esta estuda e analisa, dentre outros temas, as estratégias adotadas pelas unidades produtivas e a dinâmica da competitividade do agronegócio brasileiro. A aula também contou com a participação do Prof. Emanoel Lima do curso de Contabilidade, o que agregou e contribuiu com as discussões, pois também foram evidenciados os aspectos e fundamentos contábeis para garantir uma gestão eficiente.

A visita permitiu verificar e discutir in loco como a diversidade de produção interfere diretamente no posicionamento da fazenda no que se refere à aquisição de insumos, controle dos custos de produção e garantindo assim um nível significativo de volume de produção, impactando decisivamente na competitividade de um dos segmentos mais relevante da economia de MS, o agronegócio. A escolha desta unidade de produção se deu em função da mesma ser reconhecida pela Embrapa como modelo de excelência em gestão agropecuária no Brasil e também por abarcar diferentes modelos de produção, sendo eles: agricultura (soja, milho, aveia, cana de açúcar), pecuária de corte, melhoramento genético da raça Brangus, criação de frangos – integração vertical com um grande player do segmentos de alimentos, turismo – tecnológico e rural e uma leiteria com técnicas altamente inovadoras, tecnológicas e robotizadas. A aula oportunizou aos acadêmicos o aprendizado de práticas reais de gestão e administração de uma estrutura dinâmica, versátil, robusta e que tem como missão “desenvolver e operar um sistema integrado e eficiente de produção agropecuária”.

Para a Professora Christiane atividades como esta fazem total diferença na formação curricular dos acadêmicos, pois permitem que os mesmos desenvolvam análises conjuntas dos sistemas agroalimentares além de reconhecerem em tempo real o sequenciamento de atividades em uma grande propriedade rural e como isso impacta diretamente nos resultados positivos da unidade.