Curso de Turismo da ESAN realiza com êxito palestra sobre o Meio Ambiente

Pode-se dizer que o sucesso da palestra ocorrida no dia de ontem se deu pelos seguintes fatores: tema de extrema pertinência e palestrante didático e de alta qualificação. Tais ingredientes envolveram os inúmeros participantes (professores do curso, alunos e convidados) que seguiram, juntamente com o professor Dr. Ademir Morbeck, discutindo o assunto por quase toda a manhã.

Alguns acadêmicos do Curso de Turismo assim se manifestaram:

“A palestra sobre “Ambiente natural e conservação: a alternativa para o turismo sustentável”, ministrada pelo biólogo Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, veio ao encontro dos interesses e expectativas dos acadêmicos, em especial, da área do Turismo, agregando conhecimento, conscientização e responsabilidade social pela preservação e conservação ambiental de forma sustentável.
Através de uma explanação, que mais parecia uma conversa entre velhos amigos, porém objetiva e convincente, o palestrante demonstrou a sua paixão pela natureza, comprovando ser um Biólogo por excelência, cativou a atenção de todos, e nos convocou pelos questionamentos postos, para um despertar ecológico, uma vez que estamos todos integrados e interligados ao mesmo sistema.
Parabéns ao professor Morbeck e a Coordenação do curso pela feliz escolha do palestrante, bem como, pela relevância do tema proposto. Que venham mais palestras com tamanha natureza pedagógica.”  (ROBERTO BORGES RODRIGUES DA COSTA)

“A palestra despertou em mim uma necessidade urgente de mudança para com a preservação da nossa natureza. O que mais me impressionou foi a didática do palestrante em repassar um tema tão complexo e a visão holística dele sobre as causas e consequências da ação do homem sobre a natureza.”  (GUILHERME RODRIGUES DELMONDES)

“A palestra foi extremamente elucidativa e positiva para nós, alunos e professores, no que se refere a relação entre homem, sociedade e meio ambiente, e como essa relação vem sendo cada vez mais desgastante e negativa para a natureza. Nesse sentido, é importante ‘’escutar algumas das verdades’’ expostas na boa fala do professor, de como a sociedade trata mal o meio ambiente e, como o capital e os interesses pessoais são sempre colocados a frente da preservação e do respeito por comunidades locais.  Assim, nós, profissionais do turismo, precisamos perceber o que acontece ao nosso redor e, sim, atuar de modo mais respeitoso com o meio ambiente. O modo como a palestra foi disposta também foi muito positiva e organizada. Mesmo sendo uma palestra online, não faltou interação e proximidade entre alunos, palestrante e os professores.” (AHMAD SAMIR NOBREGA ABDER RAHMAN)

“Achei a palestra bastante esclarecedora, principalmente porque o palestrante é biólogo, tem um olhar diferente da ótica de quem é do turismo, com opiniões bem críticas e realistas quanto ao meio ambiente e a atividade turística.” (ROSA MEIRE ALVES SILVA)

“A palestra do professor Ademir foi ótima, esclarecedora em muitos pontos. Bem realista em como o meio ambiente vem sendo maltratado e como isso nos afeta, tanto como sociedade, quanto no ramo turístico.  Ao mesmo tempo nos faz pensar como podemos mudar e também como ver com um outro olhar as questões ambientais. Uma experiência enriquecedora e fundamental para nós, futuros turismólogos.” (TAINÁ COSTA DE OLIVEIRA)

“A palestra “Ambiente natural e conservação: a alternativa para o turismo sustentável”, apresentada pelo professor Dr. Ademir Morbeck, aos acadêmicos da Escola de Administração e Negócios – UFMS, nesta segunda-feira, foi de grande valia para troca de conhecimento acadêmico. Contamos com diversas experiências, relatadas por professores e acadêmicos, que se interligaram e vieram construir, assim, uma ótima discussão virtual, rica em informações.
O Turismo, de fato, é um fenômeno que depende destas inter-relações com outras áreas do conhecimento, porque a partir de contatos como este é que se gera novos conhecimentos, novas ideias, novas ações, feedbacks e networking. E, com isto, busca-se, cada vez mais, melhorar a forma de atuação dos profissionais para com o meio ambiente, pois todos nós usufruímos dele, e nada mais justo que trocar experiências e informações com outros estudiosos e profissionais que se preocupam com a conservação e a sustentabilidade que devemos de ter; para que, assim, possamos nos aperfeiçoar, não só como profissionais, mas como cidadãos.” (RAISSA VITORIA ANUNCIAÇÃO SERRA)

“É muito bom receber profissionais de outros cursos pois saímos da nossa zona de conforto. O meio ambiente é imprescindível ao turismo!! Eu gostei… achei reflexivo, bem importante esse choque de realidade porque somos parte do ambiente…e nos esquecemos disso.” (LIETE LAYZA JOCHINS UEMURA)