Professora da ESAN promoveu Workshop de Pitch em parceria com a PIME

Você sabe o que é Pitch? Para responder a essa pergunta e treinar os alunos da disciplina de Tópicos Especiais “Economia Circular e Inovação na Cidade” na aplicação deste conceito, aconteceu na 6ª feira, dia 30 de outubro, uma oficina promovida pela Pantanal Incubadora Mista de Empresas – PIME, de responsabilidade da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual – DIEIP/AGINOVA, em parceria com a Prof. Dra. Adriane A. Farias S. L. de Queiroz (ESAN/UFMS).

O Workshop de Pitch da PIME tem a dupla finalidade de promover a Incubadora de empresas da UFMS e qualificar futuros empreendedores, a partir de uma oficina leve, atual e divertida, na qual os alunos são introduzidos ao conceito de pitch e apresentam uma solução inovadora a partir de um exercício prático.

Foto 2: Após introdução pela Prof Adriane Queiroz, Mariana Marcondes apresenta as ações da DIEIP.

O encontro virtual foi inicialmente divulgado no próprio cronograma da disciplina e realizado em horário de aula, no modo remoto de ensino. Após a abertura do encontro, a ex-aluna do curso de Administração da ESAN, e hoje servidora da DIEIP/AGINOVA, Mariana Marcondes, apresentou a Divisão e as ações para fomentar a cultura do empreendedorismo na UFMS. O encontro contou também com as presenças da Chefe da DIEIP, Dra. Flávia Melville Paiva e do Diretor da AGINOVA, Prof Dr. Saulo Gomes Moreira.

Na sequência, a também aluna do curso de Administração/6º ano, Diele Aparecida Mendes da Silva conduziu a oficina, apresentando o conceito e as principais dicas para a realização de um pitch.

Segundo apresentou Diele, o pitch consiste em uma comunicação rápida e intencionalmente atraente, de uma ideia, projeto ou negócio que tem potencial para alavancar, tendo também o propósito intencional de buscar apoio ou amplificação – quer seja de um investidor, de um cliente, um fornecedor ou qualquer outro indivíduo ou grupo de atores potencialmente interessados na ideia.

Foto 3: A aluna Diele Aparecida conduzindo a oficina, com a participação da Prof. Adriane Queiroz, alunos da disciplina de Tópicos e membros do Grupo de Pesquisa (Linha “ Transição para a Sustentabilidade”).

A realização da primeira versão on-line do workshop ocorreu com exclusividade para os estudantes da disciplina de Tópicos Especiais, ministrada pela Professora Adriane Queiroz, como forma de experimentar a nova modalidade para a iniciativa. O evento foi acompanhado também por estudantes e egressos do PPGEES/FAENG (mestrado profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade da UFMS) e orientandos de TCC do curso de Administração/ESAN, todos integrantes do Grupo de Pesquisa da Professora Adriane.

A disciplina ainda está em andamento neste semestre, ministrada na modalidade remota de ensino. Como parte do conteúdo, os estudantes já haviam sido introduzidos aos conceitos preliminares sobre Cidade Sustentável, Inovação orientada à Sustentabilidade e Economia Circular. Além disso, os estudantes já haviam iniciado a identificação de um problema difícil e complexo (wicked problem) na cidade de Campo Grande, propondo um desafio design para a sua equipe.

Foto 4: Apresentação do aluno Matheus Arnow de Almeida, participante da oficina e responsável pelo pitch da sua equipe.

O treino realizado no workshop fortaleceu os alunos na capacidade de comunicar uma ideia inovadora, o que será replicado na etapa final do projeto de referência que as equipes estão desenvolvendo na disciplina. Utilizando a abordagem Human-centered Design (ou design centrado no ser humano), as equipes concluirão nas próximas semanas a fase de inspiração de suas ideias, consolidando o contexto do seu desafio design e mapeando o ecossistema centrado no beneficiário alvo. Em seguida passarão à fase de ideação, quando deverão transformar os seus insights em uma ideia tangível, como resposta ao desafio design. O pitch final da solução inovadora ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro.

A ESAN agradece a parceria da AGINOVA na formação de nossos estudantes, encorajando-os com esse evento a serem atores conectados com a construção de soluções sustentáveis (e circulares!) para uma Campo Grande melhor!