CURSO DE TURISMO PREVÊ UM SEMESTRE COM PROGRAMAÇÃO INTENSA E DIVERSIFICADA

Postado por: Danilo Marroni

Como já é de prática, o curso de Turismo da ESAN já está com seu calendário de 2021.2 recheado por uma programação que inclui atividades e eventos de vários tipos e formatos. Estes eventos são resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão e que envolvem os docentes e discentes do curso, além de parcerias formalizadas com outros cursos e outras Instituições de Ensino.

Desta forma, os seguintes projetos serão realizados e, deles, vários eventos estão previstos:

 

– “E por falar em Turismo….”: É um projeto de ensino coordenado pela Profª. Drª Luciana Correia Diettrich com a participação dos demais docentes e discentes do curso de Turismo – ESAN. Decorrentes deste projeto, acontecerão seis encontros (31/08, 21/09, 04/10, 19/10, 09/11 e 23/11) entre alunos e profissionais experientes das diversas áreas do Turismo, oportunidade em que transcorrerá o diálogo entre todos os participantes a fim de esclarecer as possíveis dúvidas e curiosidades acerca das especificidades de cada área.

– Enfim, TCC!: Curso que vai abordar a elaboração de um projeto de Pesquisa -TCC, demonstrando a importância da pesquisa científica, bem como a aplicabilidade das ferramentas existentes no desenvolvimento de pesquisas. A partir de problemas de pesquisa reais, o curso trabalhará com momentos práticos e de discussões, para que seus participantes, ao aprenderem, percebam que a pesquisa é, sobretudo, um processo prazeroso. Este curso é fruto de um projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr Guilherme Velasques que ministra a disciplina de Metodologia Científica. Curso voltado a alunos que já tenham cursado a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (Período: 08, 09 e 10 de setembro de 2021).

– Valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado: O curso de Turismo, representado pela profª Drª Lilian da Silva Paiva, participa deste projeto de extensão desde 2012 e contribui com aspectos relevantes da área os quais complementam os estudos por meio da divulgação e valorização dos frutos nativos do Pantanal e do Cerrado junto à comunidade e representantes do setor de turismo. Demais cursos da UFMS participam das ações do projeto: Ciências Biológicas, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Jornalismo e Ciências Contábeis. O projeto oferece todos os anos um Curso sobre plantas nativas do Pantanal e do Cerrado, tanto para a comunidade interna, como para a comunidade externa à UFMS. No primeiro semestre de 2021, tivemos a primeira etapa do curso e a segunda será oferecida nos dias 23 de outubro e 13 de novembro. O curso tem como objetivo apresentar o projeto de extensão à comunidade, bem como os resultados e ações do mesmo. As inscrições poderão ser realizadas no site https://cpaufms.wixsite.com/cpaufms (no momento, as inscrições não estão abertas)

– I Congresso Internacional de Turismo Rural e Ruralidades – I CITRR; XII Congresso Brasileiro de Turismo Rural – XII CBTR; III Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado – III CBGC e XXXVII Semana de Geografia da UEL: Estes grandes eventos, que acontecerão de 03 a 05 de novembro, foram propostos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (Departamentos, Cursos e Grupos de Pesquisas do: Departamento de Geociências – Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, Observatório da Região e da Guerra do Contestado) dos quais o Curso de Turismo da ESAN é parceiro. Além da UFMS, o evento também conta com a parceria e apoio de outras diversas Instituições de Ensino de âmbito nacional e Internacional. Os eventos ocorrerão simultaneamente a partir de um conjunto de atividades, dentre elas: conferências, mesas redondas, relatos de experiências, apresentações artísticas, mostra, entre outras. Já estão disponíveis no link do evento, todas as informações a respeito da programação e da submissão de trabalhos. Acesse: https://turismorural2021.wordpress.com/

– Bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso II: Este é um evento que o Curso de Turismo – ESAN tem muito orgulho de realizar semestralmente, no qual diversos alunos apresentam suas monografias abordando diferentes temáticas do Turismo. A participação dos alunos e de outros convidados (familiares e amigos) nos últimos semestres tem sido bastante expressiva.

– Rede de Estudantes de Turismo: Coordenado pela Prof. Drª Priscila Varges da Silva e com a participação de acadêmicas do curso de Turismo da ESAN, este projeto de extensão conta também com o envolvimento de alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e de demais Instituições de Ensino Superior do Brasil. O principal objetivo desta extensão é a interação e o intercâmbio entre estudantes dos cursos de Turismo a fim de possibilitar uma rede de conexão entre estes discentes, utilizando-se da rede social Instagram (redes.tur) como intermediadora, a qual já se encontra em plena atividade. Acrescente-se também a este projeto a realização de: lives com a participação de profissionais da área, grupos de estudos, divulgação de notícias e de curiosidades, divulgação de trabalhos acadêmicos e muito mais.

– Papo de Turismo: Projeto de extensão coordenado pela Prof. Drª Priscila Varges da Silva envolvendo alunos e bolsistas do curso de Turismo da ESAN. Trata-se da criação de um canal no YouTube que objetiva lançar vídeos e lives ao vivo onde professores, profissionais do turismo e especialistas das mais diversas áreas possam discutir variados assuntos relevantes para o turismo, tudo de forma descontraída e educacional. Será também um ótimo mecanismo para divulgação de trabalhos realizados por alunos do curso.

– Construção Multidisciplinar para o Corredor Bioceânico: coordenado pelo Prof. Dr. Erick Wilke, este projeto envolve o estudo em cinco frentes principais: economia, direito, logística, turismo e história. Iniciado em janeiro de 2020, já foram realizadas pesquisas, lives, entrevistas, reuniões e ações de extensão na comunidade. Com previsão de encerramento ao final de outubro de 2021, estima-se a realização de um evento para a apresentação dos resultados e apontamentos finais sobre cada eixo de estudo.

Vale lembrar que a grande maioria dos eventos emitirá certificados ou declarações de participação.

Assim sendo, o curso de Turismo da ESAN muito se alegrará com a participação de todos em nossas atividades.

 

 

Prof. Dra. Luciana Correia Diettrich
Coordenadora do Curso de Turismo da ESAN – UFMS
tur.esan@ufms.br
luciana.diettrich@ufms.br