Concurso de Soluções Circulares – Made in Pantanal

Venha conhecer as propostas de Soluções Circulares dos graduandos da ESAN – Escola de Administração e Negócios da UFMS. A apresentação será no dia 23 de novembro de 2021, terça-feira, de 10:30 às 12:00, através do Google Meet: https://meet.google.com/bvj-hdyb-uda

Os estudantes da disciplina eletiva “Economia Circular”, oferecida na ESAN/UFMS e ministrada pela Prof. Adriane Queiroz, contaram com uma rede ampla de colaboradores que foi formada na intenção de proporcionar maior engajamento no desenvolvimento de suas propostas. Os estudantes foram desafiados a propor Soluções Circulares que tenham como motivação a preservação do nosso bioma local – o Pantanal. Ao longo da disciplina, eles foram aperfeiçoando suas propostas por meio de pesquisas dirigidas (sobre o valor do lixo, da biodiversidade, das redes e dos bioprodutos), à medida em que iam também apresentando os resultados intermediários (pitches) às bancas formadas por participantes que representavam o mercado, a academia e a comunidade local. O resultado final representa a evolução de suas ideias, que visam promover impactos sociais, ambientais e econômicos positivos na nossa comunidade, considerando os paradigmas da sustentabilidade e os princípios da Economia Circular.

A rede de apoio foi essencial para a proposta da disciplina e contou com a participação dos orientandos de mestrado do PPGEES/UFMS (https://ppgees.ufms.br/):  Julia Moretti (estagiária docente da disciplina), Wellington Yule (pesquisador do tema Ecossistemas de Impacto) e Gabriel Correia (responsável pelo projeto Journal Club em Economia Circular na UFMS); além da colaboração valiosa de convidados externos que participaram do projeto de extensão “Rodas de Conversa”, trazendo insights para os estudantes sobre temas como: Cidades Saudáveis, Ecossistemas de Impacto e Economia Circular no Ambiente Construído. O modelo da disciplina foi inspirado na proposta “Concurso de Empresas Sociais”, conduzida há alguns anos pelo Prof. Téo (Armindo Teodósio), professor da disciplina Sustentabilidade Organizacional na Graduação em Administração da PUC-Minas e coordenador do NUPEGS (Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social). Sua equipe tem sido fundamental na construção dessa iniciativa na UFMS.

Os estudantes participantes do concurso receberão votos dos jurados convidados, que representam o mercado, a academia e a comunidade local, além de votos dos participantes da aula, que será aberta ao público. Todos poderão votar nos seguintes destaques:

• Proposta com maior Impacto Social;
  • Proposta com maior Impacto Ambiental;
  • Proposta mais inovadora;
  • Melhor Proposta em geral.

Faça a sua inscrição no link:

Serão fornecidos certificados de participação a todos que se inscreverem. Aguardamos a sua presença. Muito obrigada desde já aos ilustres participantes!

Adriane Queiroz, professora responsável pela disciplina eletiva “Economia Circular” (ESAN/UFMS)

Julia Moretti, estagiária docente da disciplina (mestranda do PPGES/UFMS)