Curso de Turismo da ESAN realiza viagem técnica para Aquidauana-MS

No primeiro fim de semana do mês de maio, dias 07 (sábado) e 08 (domingo), os acadêmicos do curso de Turismo realizaram sua primeira viagem técnica após o retorno das atividades presenciais. Abarcando todo o curso, na viagem estiveram participando alunos do 3º e 5º semestres, além das professoras Priscila Varges do curso de Turismo e Luciane Cristina do curso de Ciências Econômicas.

Partindo do Campus Cidade Universitária, às 06h, os viajantes tinham como destino o município de Aquidauana, a 140 quilômetros de Campo Grande, e seus respectivos distritos, Camisão e Piraputanga, incluindo a passagem pela Estrada Parque de Piraputanga.

A primeira atividade foi feita na Chácara dos Mirantes, localizada no distrito de Camisão. Iniciando às 08h, foi realizada uma trilha de mais de seis quilômetros e composta por quatro mirantes para contemplação, além da possibilidade da observação da fauna e da flora – esta última caracterizada pela transição entre os biomas Cerrado e Pantanal. A condução se deu por Jamil e Luciana, proprietários do atrativo.

Após almoço no restaurante Delícias do Paxixi, também em Camisão, os alunos, divididos em dois agrupamentos, realizaram pelo restante da tarde o esporte radical de água, Rafting – atividade que consiste em descer corredeiras em botes infláveis – com a empresa especializada em esportes radicais Impacto Aventuras.

Finalizando o cronograma do sábado, todos se encaminharam para, propriamente, o município de Aquidauana, para se hospedar no hotel Beira Rio e aproveitar um pouco do que os restaurantes da cidade poderiam oferecer em boa gastronomia.

Logo cedo no domingo, às 08h, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer um city tour acompanhados dos membros da secretaria de turismo de Aquidauana. A primeira parte do passeio foi feita caminhando, dirigindo-se primeiramente à Ponte Roldão Carlos de Oliveira, também conhecida como Ponte da Amizade ou Ponte Velha. A construção cruza o rio Aquidauana e faz a ligação entre os municípios de Anastácio e Aquidauana. Nesse momento os estudantes puderam receber várias informações quanto ao histórico do turismo do município e tirar suas dúvidas quanto às expectativas para a atividade no futuro.

Ainda caminhando, foram visitados outros pontos turísticos da cidade, como a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada na praça de mesmo nome, a Casa Paroquial Padre José May e o Museu de Arte Pantaneira. De ônibus, o passeio continuou passando por locais como a Estação Ferroviária de Aquidauana e o Shopping Barrakech Abdalla Maksoud.

O city tour e o cronograma para domingo se encerraram no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, um dos principais cartões postais do município, sendo arborizado, propício para exercícios físicos, observação de capivaras, cutias e aves e ainda possuindo uma lâmina d’água liberada para prática de atividade em caiaque.

Em seguida os viajantes se encaminharam novamente para Campo Grande, porém agora, com diversos novos conhecimentos adquiridos nas atividades realizadas, tão importantes para o turismo da região. Os alunos puderam observar de perto como se dá o serviço turístico e como os turistas são recebidos nos atrativos, podendo assim, levar estas informações consigo e buscar melhorar ainda mais o mercado o qual almejam ingressar.

Autora do texto: Gabriela Ramos (5º semestre)

Fotos: Maria Clara Lopes (5º semestre)