PROJETO DE ENSINO “CURSO DE RECREAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA” É REALIZADO COM MUITO SUCESSO

Nos últimos dias 06, 10 e 24 foi realizado o Projeto de Ensino do Curso de Turismo “Curso de Recreação e animação Turística” coordenado pela Profª Drª Luciana Correia Diettrich e ministrado pelo experiente Educador Físico Adriano de Souza Lipoli. A equipe organizadora foi composta ainda pelo Profº Drº. Erick Pusch Wilke e pelos acadêmicos Marcelo da Silva Conceição Junior e Matheus Max Barbosa da Silva.

Com a maioria das aulas realizadas de modo prático, o curso aconteceu e explorou diferentes espaços da UFMS: sala de aula, quadra de vôlei e antiga cantina do INQUI (Instituto de Química). O evento contou com a adesão de alunos de diversos semestres do Curso de Turismo e até de uma aluna egressa, o que possibilitou maior integração entre todos.

De acordo com os objetivos estabelecidos pela proposta, com o envolvimento dos alunos, com o resultado do questionário de avaliação aplicado e com os depoimentos registrados, pode-se afirmar que o projeto foi concluído com sucesso total.

Como objetivos, o projeto almejou:

• Possibilitar aos acadêmicos de Turismo da ESAN maior conhecimento acerca da recreação.
  • Apresentar a recreação como possibilidade de incremento para a atividade turística;
  • Apresentar a recreação como possibilidade de atuação do profissional do turismo e/ou ainda, como forma de incremento nas viagens;
  • Exercitar as diferentes atividades de recreação observando suas potencialidades para os diferentes objetivos: socialização, divertimento, entre outros;
  • Exercitar as diferentes atividades de recreação observando suas potencialidades para os diferentes públicos e espaços.
  • Fomentar maior envolvimento dos acadêmicos do Curso de Turismo da ESAN com a área, com a Instituição de Ensino – UFMS, com o próprio curso e com os demais alunos

O resultado do questionário aplicado aos participantes demonstra que tais objetivos foram plenamente alcançados, conforme exposto abaixo:

Questões relativas ao gráfico acima:

1. Minha percepção sobre recreação como possibilidade de atuação aumentou com o curso
  2. Minha percepção sobre a recreação como forma de incremento nas viagens aumentou com o curso
  3. O curso estimulou minha interação com os demais alunos do curso de turismo
  4. O curso estimulou meu interesse pela área do Turismo
  5. O curso estimulou meu envolvimento com o Curso de Turismo e vontade de participar de outras atividades que venham a ser realizadas
  6. O curso estimulou meu envolvimento com a UFMS

Ao final do questionário, alguns depoimentos sobre os aspectos positivos que mereceriam ser destacados, foram registrados e reforçaram o contentamento dos alunos:

“Toda a experiência e interação foi surreal, com toda a certeza, futuramente, pretendo participar de mais atividades assim, até por que essa é a minha primeira experiência em um curso assim.”

“A didática e energia do professor”

“A preparação e a organização do ministrante e da professora responsável pelo projeto, a forma em que conseguiram prender os alunos para que participassem.”

“A interação entre os períodos do curso de turismo”

“Estimulou meu interesse por essa área”

“Professor de grande competência, muito bem preparado, domínio sobre o assunto.”

“Oportunidade indispensável de crescimento acadêmico e profissional.”

“As instruções fornecidas para q saibamos conduzir crianças, jovens e adultos com deficiência a participar das atividades.”

“Metodologia, didática e interação 100% profissionais, no quesito organização e execução das atividades”

“A criatividade na realização das atividades, o aprimoramento das habilidades cognitivas, o momento adequado e o local adequado para desenvolver as atividades, adequação das atividades de acordo com a idade”

“Maravilhoso”

“O domínio do professor em relação ao assunto, ótimo !”

“As brincadeiras e os jogos que promovem inclusão”

“A proposta foi excelente! Parabéns pela iniciativa. A minha sugestão é que possa haver mais cursos como este para o nosso curso.”

Desta forma, o Curso de Turismo da ESAN – UFMS sente-se orgulhoso por cumprir seu papel no ensino com vistas à formação de profissionais realmente preparados para atuarem na área.

Alguns registros: