Novo Projeto de Ensino do Curso de Turismo: “PAPO COM AGENTE”

No turismo, a área de agenciamento pode ser considerada a mais complexa pois, para efetivação de suas tarefas (organizar e vender viagens, pacotes e roteiros) seus profissionais (agentes/consultores de viagens) devem possuir amplo, profundo e atualizado conhecimento sobre este “universo” tão abrangente a fim de conciliar/harmonizar os inúmeros serviços disponíveis no mercado (meios de transportes, meios de hospedagem, serviços de alimentação, atividades de lazer, etc) às diversas e diferentes demandas (turistas com expectativas, desejos e necessidades diversificadas).

O agenciamento é uma das áreas de atuação do bacharel em turismo e, assim sendo, este projeto irá realizar encontros entre agentes de viagens que estão em atuação e acadêmicos de turismo da ESAN a fim de promover conhecimento sobre a realidade atual destes profissionais.  Tais encontros acontecerão de forma virtual: o agente no seu espaço de trabalho e os acadêmicos na ESAN, em sala de aula. A ferramenta a ser utilizada (google meet) permitirá a interação entre todos os participantes bem como uma “visita técnica” nos diferentes ambientes a serem apresentados.

Pretende-se promover encontros com profissionais que atuam em agências de diferentes tipos como: receptivas, emissivas, consolidadoras, corporativas, generalistas e especializadas com a intenção de que os acadêmicos conheçam as especificidades de cada uma delas e percebam as diversas possibilidades de atuação e a necessidade de estarem realmente preparados para atuarem neste segmento.

Os convidados irão compartilhar seus conhecimentos e experiências, apresentar seu cotidiano e ferramentas de trabalho, dar dicas e recomendações e dialogar com os alunos a fim de sanar suas dúvidas e/ou curiosidades, enfatizando sua especialidade.

Desta forma, o “Papo com agente” objetiva:

• Possibilitar aos acadêmicos de turismo da ESAN maior conhecimento acerca da abrangente área de agenciamento por meio do contato e diálogo entre esses discentes e agentes de viagens que estão em atuação.

Pretende ainda:

• Promover o contato entre os alunos de Turismo da ESAN e o mercado turístico – agências de turismo;
  • Possibilitar a atualização dos conhecimentos teóricos relacionados à área de agenciamento;
  • Permitir que os acadêmicos de turismo da ESAN conheçam os diferentes tipos e estruturas de agências de turismo;
  • Permitir/instigar que os acadêmicos de turismo da ESAN vislumbrem diferentes oportunidades de atuação na área de agenciamento;
  • Ratificar as habilidades necessárias aos agente de viagens;
  • Reforçar os conteúdos ministrados em aulas.

Detalhes do projeto:

Esta proposta envolve a realização de 7 encontros entre agentes de viagens e acadêmicos de Turismo da ESAN e deverá acontecer da seguinte forma:

• Público: acadêmicos matriculados na disciplina de Agenciamento e Transportes e aqueles que se interessam pela área
  • Datas: Segundas- feiras – 26/09; 03/10; 17/10; 24/10; 31/10; 07/11 e 14/11
  • Horário/duração: 08 horas / aproximadamente 40 minutos
  • Locais: Convidado no seu ambiente de trabalho e alunos na sala de aula (disciplina de agenciamento e Transportes)
  • Certificação: aos acadêmicos que participarem de, no mínimo 5 edições e preencherem o formulário de avaliação, será emitido um certificado de 5 horas de participação no projeto.

Primeira edição confirmada!!!

• Convidada: Sylvania Cordeiro