Sou Mulher UFMS promove encontro de empreendedoras no dia 18 de novembro

Postado por: Danilo Marroni

O talk show “Inspirando Mulheres na Arte de Empreender” será realizado no dia 18 de novembro e busca incentivar o público feminino da comunidade universitária a arriscar e investir em um novo negócio. O evento, que integra a programação da campanha Eu Respeito, será transmitido ao vivo para todos os câmpus pelo canal da TV UFMS.

Uma iniciativa do programa Sou Mulher UFMS em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo a diretora de Inclusão e Integração Estudantil, Luciana Contrera, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e coordenadora do programa, o evento visa fomentar o empreendedorismo feminino. “A proposta é fortalecer a presença e a participação das mulheres na Universidade e em todas as possibilidades de crescimento pessoal e profissional”, disse.

A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação, Mariana Klein Marcondes, ressalta que o objetivo é estimular a atuação das mulheres em cargos de liderança. O tema do talk show está diretamente ligado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A secretária explica que o evento terá a participação de três convidadas muito especiais.

“O convite para as empresárias foi pensado considerando a sua trajetória empresarial, sendo destaques em seus segmentos. São mulheres do Mato Grosso do Sul que chegaram ao sucesso pelo trabalho competente, tendo recebido reconhecimento, inclusive com o Prêmio Sebrae”, detalha Mariana.

A programação começa às 14 horas no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão e as interessadas em acompanhar o evento presencialmente devem preencher o formulário de inscrição. A abertura terá a participação da vice-reitora Camila Ítavo e da diretora Luciana Contrera. Em seguida, o evento terá uma dinâmica com três convidadas: Carolina Debus, Evelin Mello e Heloísa Garcia. Carolina e Heloísa foram as primeiras colocadas no prêmio Sebrae Mulher de Negócios, enquanto Evelin se destacou no empreendedorismo social, com uma iniciativa que atende a população em situação de vulnerabilidade.

A gestora estadual do programa Sebrae Delas, Lucielle Lima, enfatiza a importância de inspirar as mulheres a abrirem suas próprias empresas. “As mulheres atendidas pelo programa, em sua maioria, possuem graduação. Apesar disso, durante o período de formação no ensino superior, elas não costumavam receber apoio no âmbito empreendedor”.

Estatísticas da Aginova apontam que as mulheres já se destacam no empreendedorismo dentro e fora da Universidade. No programa UFMS Júnior, 69% dos membros e 66% dos presidentes de empresas juniores são mulheres. Já na Pantanal Incubadora Mista de Empresas, quatro de sete empresas incubadas possuem mulheres como sócias. Com o propósito de impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino na comunidade universitária, o talk show busca apresentar a troca de experiências para inspirar estudantes e servidoras.

 

Comunicação Assertiva

No dia 17 de novembro, o Sebrae e a UFMS por meio do Programa Sou Mulher UFMS também realizam a oficina Comunicação Assertiva, direcionada às lideranças femininas da Universidade. No encontro, o foco será  o processo de comunicação assertiva, estimulando a prática de uma forma de comunicação que melhore as relações interpessoais e identificando as barreiras ao diálogo produtivo. A oficina será realizada na Aginova, a partir das 13h30, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/SmtmAsFLsGFqqmPe6

 

Texto: Mylena Rocha
Fonte: Portal UFMS