Estudante do Ppgad é contemplada com Bolsa sanduíche na Espanha

Ter a experiência em realizar um doutorado sanduíche além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, reflete significativamente na formação pessoal e profissional do aluno. Entre os principais órgãos de fomento que oferecem bolsas de estudos estão o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A discente do PPGAD/UFMS da turma de 2019, Lidiane Parron Gonçalves, orientada pela profa. Dra. Erlaine Binotto, foi contemplada com uma bolsa de doutorado sanduíche na Chamada CNPq nº 26/2021 e atualmente está realizando um período de estudos na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – ULPGC, Espanha. O formato deste último edital se diferenciou dos anteriores pois a proposta e submissão do projeto é feita pelo orientador e, posteriormente, o aluno é indicado.

A parceria com a ULPGC na figura da professora Dra. María Katiuska Cabrera Suárez tem grande relevância ao fortalecer a rede de cooperação com trocas de experiências e conhecimento no que tange à temática de investigação. A temática de sucessão rural familiar vem sendo investigada desde 2014 no Grupo de Pesquisa: Organização, Pessoas e Ambiente coordenado pela Dra. Erlaine Binotto.

A aluna destaca que é fundamental durante o processo acompanhar/estudar os editais, se preparar com antecedência para a proficiência em língua estrangeira e identificar um pesquisador no exterior alinhado com a temática de pesquisa. O período na ULPGC está sendo destinado à realização das últimas etapas da investigação da doutoranda, além de participação em atividades formativas no curso de doutorado e outros eventos relacionados, como participação na oficina AINVEF3 – Avances en Investigación sobre Empresa Familiar – Almería 2022, realizado nos dias 14 e 15 de novembro.