O projeto de ensino “Papo com agente” termina com aprovação e total satisfação dos alunos
Durante o último semestre letivo (2022.2), os alunos do Curso de Turismo da ESAN, especialmente os matriculados na disciplina de Agenciamento e Transportes, puderam participar do projeto de ensino intitulado “Papo com agente”.
Tal projeto, idealizado pela pela profª Luciana Correia Diettrich e organizado em conjunto com os professores Erick Pusch Wilke e Guilherme Garcia Velasquez, objetivou possibilitar aos acadêmicos de turismo da ESAN, maior conhecimento acerca da abrangente área de agenciamento.
Desta forma, aconteceram encontros virtuais entre os alunos de turismo e diversos agentes de viagem. Nestes encontros os convidados dialogaram com os acadêmicos (compartilharam seus conhecimentos e experiências, apresentaram seu cotidiano e as ferramentas de trabalho, deram dicas e recomendações e sanaram as dúvidas e curiosidades que foram surgindo) e permitiram que estes conhecessem seus espaços de trabalho.
Os encontros aconteceram com diferentes tipologias de agências de turismo, conforme a intenção inicial. Foram recebidas agências de renome e referências de mercado, bem como profissionais qualificados e experientes sendo que, alguns deles, são egressos do curso de Turismo da ESAN.
Foram recebidos os seguintes convidados:
Conforme foi observado durante as edições e de acordo também com o resultado do questionário aplicado aos participantes, pode-se afirmar que os objetivos almejados foram plenamente alcançados, conforme mostram as figuras a seguir:
*[…] mercado e atuação do profissional desta área
Questões relacionadas ao gráfico acima:
-
- O projeto promoveu o contato entre os alunos e as agências de turismo
- O projeto possibilitou a atualização dos conhecimentos teóricos relacionados à area
- O projeto permitiu que os acadêmicos conhecessem melhor os diferetes tipos de agências de turismo
- O projeto permitiu que os acad~emicos vislumbrassem oportunidades de atuação na área de agenciamento
- O projeto reforçou meu entendimento sobre as habilidades necessárias aos agentes de viagem
- O projeto reforçou os conteúdos ministrados em aulas
Ao final do questionário, os depoimentos sobre os aspectos positivos que mereceriam ser destacados, foram registrados e reforçaram o contentamento dos alunos:
“Foi muito bacana ter a oportunidade de ouvir os agentes, pois nem sempre temos contato com a area de agenciamento, seja pela falta de oportunidade ou por estar atuando em outro setor do turismo”
“O projeto nos proporcionou uma ótima experiência e entendimento desse setor”
“O empenho da professora em fazer acontecer, convidados de qualidade, dispostos a dividir conhecimento
Que as aulas se tornaram muito mais dinâmicas”
“Excelente iniciativa, que possibilitou entender na prática o dia a dia do agente de turismo, suas dificuldades e pontos importantes. Auxiliando também na escolha da melhor área de atuação no mercado de trabalho”
“foi um projeto muito legal e importante para contribuição extra além de sala de aula”
“Sim, os assuntos abordados, foi essencial para a conclusão de um trabalho da disciplina de Agenciamento”
“Foi bem aproveitador e calhou de ser explorado um pouco antes da conclusão do meu trabalho, pois foi a partir da palestra, que pude falar com propriedade por exemplo sobre o “seguro”.”
“Esse projeto foi muito bom porque possibilita que o aluno estreite mais a realção do aluno com a realidade do mercado de trabalho na área do turismo”
“Os profissionais que contribuíram com as aulas tinham propriedade para falar do assunto. Foi uma grande ideia da professora e deveria ser “obrigatório” para os próximos anos, devido o fato de que não tivéssemos esse contato presencial com as atividades que poderemos exercer no future”
“O projeto foi maravilhoso, pois pude relacionar os conteúdos de sala de aula com a experiência dos representantes das agências”
“O projeto em geral possibilitou aos alunos acompanhar em tempo real os acontecimentos, as informações e orientações do dia a dia de uma agência de viajem não fornecidas por profissionais qualificados que agregaram muito a nós de seus conhecimentos e que foram compatíveis ao q aprendemos em sala de aula”
“Bastante variedades de convidados”
“Me senti mais interessado quando foi presencialmente”
“O conhecimento de diferentes tipos de agência, e saber o funcionamento de uma agência na prática”
“Foi disponibilizado um vasto conteúdo para os alunos”
O questionário também abriu espaço para apontamentos dos aspectos negativos e/ou sugestões. Desta forma, as seguintes respostas foram registradas:
“Não”
“Nenhum”
“Acredito que não! Só houve aspecto positivo mesmo. Parabéns!”
“Nada a declarar”
“Os encontros presenciais, quando possível, foram mais produtivos do que on-line, mas a alternativa a distância foi útil para conhecermos atuantes de outras cidades, como Bonito”
“Deveria ter acontecido desde o primeiro dia de aula, em 2020. Hahaha”
“Não tenho nenhum ponto negativo a declarar”
“Não”
“A falta de interesse dos alunos”
“Não me senti tão interessado nas que foram online”
“Nada negativo, foi muito interessante, e aproveitável”
“Nenhum”
“Parte de conexão, algumas dificuldades nos áudios”
“Não”
Com tais resultados, o Curso de Turismo da ESAN – UFMS sente-se, mais uma vez, orgulhoso por cumprir seu papel no ensino com vistas à formação de profissionais realmente preparados para atuarem na área.