ATIVIDADE EXTERNA NO BIOPARQUE PANTANAL

Ciente de que o processo de ensino-aprendizagem exige, muitas vezes, que se extrapole o ambiente da sala de aula, a equipe docente do curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios-ESAN, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prioriza a seus acadêmicos, vivências práticas que enriqueçam sua formação.

Trata-se de algo desenvolvido desde os semestres iniciais do curso.

Foi o que aconteceu com a turma do primeiro semestre (ingressante em 2023.1), da disciplina de “Fundamentos do Turismo e da Hospitalidade” que na última terça-feira, dia 25 de abril de 2023, teve sua primeira experiência de campo junto ao Atrativo Bioparque Pantanal, Campo Grande-MS.

A atividade prática se deu como encerramento de um ciclo básico de conteúdos, da mesma maneira que serviu de preparação para um ciclo de conteúdos mais específicos que se inicia no mês de maio.

Após estudarem as características da “oferta turística” e sua composição (elementos originais e construídos), além dos elementos de infraestrutura e superestrutura, os acadêmicos puderam, ao visitar esse atrativo de grande potencialidade, melhor visualizar os conteúdos discutidos em sala.

Da mesma forma, a visitação serviu para que os acadêmicos pudessem identificar e analisar os elementos relacionados à hospitalidade, tanto do atrativo, como de seu entorno, o que foi feito em pequenos grupos.

Assim, entendendo que a hospitalidade diz respeito àquelas ações que se relacionam ao bem receber, foram identificados pelos grupos, todos aqueles elementos relacionados à acessibilidade; mobilidade; comunicação; segurança; serviço prestado; conforto espacial, térmico, acústico e lumínico, dentre outros que compõem o atrativo e que afetam diretamente a qualidade de visitação do mesmo.

A atividade foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Guilherme Garcia Velasquez (docente da disciplina), e acompanhada pela Profa. Dra. Luciana Correia Diettrich, responsável pela cadeira de Gestão de Lazer, que também trata dos atrativos turísticos como locais para a prática do lazer.

Por Guilherme Garcia Velasquez
28 de abril de 2023.