Semana de Desenvolvimento Profissional oferece atividades gratuitas e abertas ao público (08 a 13 de Maio)

A 7ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep) da UFMS será realizada de 8 a 13 de maio. O evento é gratuito e aberto ao público e as inscrições devem ser feitas antecipadamente acessando este endereço eletrônico.

O evento promove uma interlocução entre a comunidade universitária e as instituições públicas e privadas que oportunizam vagas de estágio e emprego, com intuito de viabilizar experiências profissionais aos estudantes e egressos da Universidade.

Neste ano, estão previstas cerca de 113 atividades, como palestras, minicursos, workshops, oficinas e mesas redondas, na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Três Lagoas e do Pantanal. A programação presencial e também com transmissões por meio de plataformas digitais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Profissional e Egressos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Fernando Delapria, a Instituição busca oferecer condições de qualificação na área de desenvolvimento profissional e socializar informações referentes a vagas de estágios e trainee por meio do evento. “Convidamos todos os estudantes a participarem da programação que está bem diversificada e com temas muito relevantes para o aperfeiçoamento profissional, pessoal e formação cidadã”, enfatiza.

O tema deste ano é “Saúde mental, bem-estar e inteligência emocional – desafios e tendências para inserção profissional e humanização no trabalho”. A palestra de abertura será ministrada pela professora Tatiane Paschoal, da Universidade de Brasília, no dia 8 de maio, às 8 horas, com transmissão no canal da TV UFMS.

De acordo com a palestrante, o tema é muito atual e desafiador para os gestores e para os futuros profissionais, devido as mudanças nas formas de organização do trabalho, nas práticas de gestão e no perfil de ingressantes no mercado. “Se por um lado, observamos arranjos que aumentam a flexibilidade e a autonomia dos profissionais, por outro lado, observamos um aumento de carga de trabalho, do estresse, da insegurança, dos custos cognitivos e de controle e monitoramento. Essas experiências têm um impacto direto e indireto no bem-estar do trabalhador e, consequentemente, em sua saúde mental geral”, destaca. “Conhecer um pouco mais sobre os antecedentes do bem-estar geral e do bem-estar no contexto de trabalho ajuda a compreender melhor nossas experiências pessoais nessa importante dimensão da vida”.

A Sedep se tornou parte do calendário acadêmico desde 2020, com a participação de mais de 22 mil pessoas nas últimas edições, em 346 atividades relacionadas a carreira e mercado de trabalho.

Os participantes que cumprirem a carga horária poderão receber certificado. A programação completa por Unidade e os links de acesso das transmissões on-line podem ser acessados no portal sedep.ufms.br.

Programação da SEDEP na ESAN

Texto: Thalia Zortéa