Atividade Recreativa na EMEI Piratiniga do Projeto de Extensão “Recreação Infantil – O curso de Turismo com as Crianças”

No dia 22 desse mês de maio os acadêmicos do curso de Turismo da Esan/UFMS realizaram, na parte da manhã, a recreação na EMEI Piratininga, mais uma dentre as diversas atividades sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão “Recreação Infantil – O curso de Turismo com as Crianças” idealizado e coordenado pela professora do curso, Dr. Priscila Varges da Silva.

Com o objetivo de levar à comunidade externa bem-estar através do lazer e recreação, o projeto contribui para que os acadêmicos possam colocar em prática aprendizados adquiridos na teoria de sala de aula, enquanto dão alegria às crianças campo-grandenses. Acontecendo em praças, parques públicos e escolas as atividades incluem brincadeiras como pular corda, amarelinha, cobra cega e pintura, entre outras.

Buscando também atender as crianças das escolas locais, três acadêmicas do curso compareceram à Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Piratininga no dia 22 para realizar apresentações lúdicas para os alunos.

A acadêmica Tainá Costa tornou-se contadora de estórias e trouxe aos pequenos a estória de “Grúfalo”, um animal que surgiu da fértil e esperta mente de um ‘ratinho’. Com o auxílio de sua bolsa e imagens impressas, ela ensinou sobre os animais e encantou os alunos.

Em seguida, a acadêmica Gabriela Ramos, caracterizada da famosa boneca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Emília, performou uma coreografia da música “Emília, a boneca gente”, saindo de um baú e surpreendendo as crianças.

Auxiliando suas colegas, a acadêmica Amanda Gonçalves também fez sua participação ajudando na gravação e na introdução de Emília às crianças. As apresentações nessa manhã também fizeram parte do início da Semana Mundial do Brincar, ação de iniciativa da Aliança pela Infância, com o objetivo de reforçar a importância e direito do brincar no desenvolvimento das crianças.

Sendo sucesso nas praças, parques e escola, o projeto continua realizando suas atividades e agregando ainda mais na formação de futuros turismólogos, agora, cientes da experiência prática e de sua importância na atuação junto a comunidade.

Agradecemos muito a confiança e carinho que fomos atendidos na EMEI Piratininga, pela diretora Melissa Pires de Prado e a coordenadora Geisa Silva de Oliveira, Com certeza essa é a primeira de muitas parcerias com a UFMS!

Texto: Gabriela Ramos Soares (7º semestre do curso de Turismo)