AMBIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM MEIOS DE HOSPEDAGEM DISCIPLINA EXTENSIONISTA DO CURSO DE TURISMO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Considerando as ações extensionistas como componentes curriculares obrigatórios dos cursos de graduação no país e, tendo em vista as alterações do Projeto Pedagógico do curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios-ESAN, UFMS, evidencia-se já no final deste primeiro semestre de 2023, mudanças positivas nos processos ensino-aprendizagem, bem como no engajamento acadêmico do curso.

Um dos resultados das alterações pedagógicas do curso se deve à criação das disciplinas de Ambientação Profissional, neste caso, Ambientação Profissional em Meios de Hospedagem.

Trata-se de uma das disciplinas extensionistas do curso, assistida pelo Prof. Dr. Guilherme Garcia Velasquez.

O objetivo de tal de disciplina é que, após os conhecimentos teóricos adquiridos relacionados à área de hospedagem, os acadêmicos possam desenvolver ações práticas (extensionistas), capazes de trazer algum benefício à sociedade

Para o semestre de 2023.1, a ação extensionista da disciplina Ambientação Profissional em Meios de Hospedagem teve como objetivo a criação de um Canal virtual dos meios de Hospedagem da Capital de Mato Grosso do Sul, por meio da plataforma youtube.

Para tanto, os acadêmicos da disciplina tiveram encontros regulares de caráter orientativo na universidade; desenvolveram (de forma coletiva) 06 visitas técnicas em diferentes empreendimentos hoteleiros de Campo Grande (Novotel, Ibis e Ibis Budget, Cerrado Hotel, Hotel Deville, Hostel Citi Coliving), além de terem, em trios, assumido a responsabilidade de estudarem profundamente dois estabelecimentos hoteleiros da cidade, de maneira com que pudesse ser criado um vídeo institucional dos mesmos.

Foram estudados, durante o semestre, 31 estabelecimentos de Campo Grande, da mesma forma que criados seus vídeos, todos seguindo uma mesma linguagem visual e com caráter estritamente informativo.

Os vídeos foram pensados para auxiliar turistas potenciais de Campo Grande-MS e que se encontram em processo de escolha do melhor local para sua estada.

Os estabelecimentos escolhidos foram aqueles considerados membros da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira-ABIH e aqueles cadastrados no CADASTUR-Mtur.

O desenvolvimento da disciplina não apenas trouxe como resultado a criação de um catálogo virtual sobre a hotelaria local, mas, da mesma maneira, trabalhou diversas habilidades nos acadêmicos:

• Habilidades na linguagem oral, imagem (na criação dos vídeos),
  • Habilidades no uso da tecnologia em favor do Turismo,
  • Apresentação junto ao Mercado de Hospedagens de Campo Grande,
  • Criação de Network junto ao Mercado de Hospedagens de Campo Grande, entre outros.

Ao apresentar os resultados da turma, cabe um agradecimento especial aos estabelecimentos que receberam as visitas técnicas e que tanto significaram aos acadêmicos: Sr. Thalles Sanchez (Rede Accor de Hotelaria), Sr. Luiz Augusto (Cerrado Hotel), Sr. David Silva (Rede Deville), Sr. Liwiston ( Hostel Citi Coliving). Da mesma maneira, aos 31 estabelecimentos que gentilmente prestaram algum tipo de informação aos acadêmicos, de forma direta ou indireta.

É com grande alegria que se apresenta o Catálogo Virtual dos Meios de Hospedagem de Campo Grande-MS, por meio do link: https://www.youtube.com/@catalogovirtualdehotelaria

Texto: Guilherme Garcia Velasquez