Alunos do curso de Turismo experimentam a cultura pantaneira

Postado por: Jailson Garcia

Nos dias 24 e 25 de julho, vinte alunos e acompanhados por dois professores do curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios – ESAN/UFMS realizaram uma imersão na cultura e nas tradições pantaneiras de Mato Grosso do Sul. O grupo se dirigiu até o entorno do município de Miranda, na Pousada Pioneiro. A pousada está localizada na BR 262 a 28 km antes da cidade de Miranda e a 170 km da capital Campo Grande em um ponto estratégico para quem viaja pela região do Pantanal Sul.

O ponto alto da experiência foi a participação em um dos produtos turísticos mais tradicionais da região, a chamada “Noite Pantaneira” da Pousada Pioneiro. O grupo foi carinhosamente recebido pela anfitriã Cristina Rocha Bastos, quem apresentou as instalações e deixou todos muito bem acomodados. A Noite Pantaneira é um produto turístico genuíno de Mato Grosso do Sul. As primeiras noites foram ofertadas ao público há pelo menos 11 anos e desde então tem se consolidado como uma excelente forma de conhecer a cultura e as tradições pantaneiras em um formato amigável, didático e recreativo. A Noite Pantaneira tem despertado o interesse de turistas brasileiros, especialmente da Região Sul, os quais, em passagem pelo Pantanal Sul-mato-grossense e Bonito, desfrutam de uma noite de apresentação cultural, comida de comitiva, boa música, dança e aprendizado.

Em busca de vivenciar e compreender esse produto turístico, suas principais características e desafios, os alunos fizeram observações e puderam relatar o que aprenderam. Dentre os aspectos que mais chamaram a atenção foi a constatação do intenso trabalho de organização para que tudo saia como o esperado e o encantamento do turista aconteça. A Noite agrega diversos colaboradores e parceiros que se beneficiam com a atividade do turismo, dentre eles os músicos, o homem pantaneiro e representantes da comunidade indígena Terena. Cada um deles apresenta sua arte, sua cultura e suas tradições. Além disso, celebra-se a culinária tradicional das comitivas de gado, tão habituais na lida do pantaneiro em jantar especial com arroz carreteiro, mandioca, salada e macarrão de comitiva.

Ao fim da experiência o grupo compreendeu como ocorre a oferta de um legítimo produto turístico pantaneiro e que os costumes regionais representam uma fonte poderosa de atratividade e interesse, com boa hospitalidade e pessoas comprometidas em manter vivas as tradições do Pantanal. A Noite Pantaneira tem agenda já confirmada com turistas até janeiro de 2024.