Docentes da UFMS participam da IV Reunião de Integração dos Territórios Subnacionais do Corredor Rodoviário Bioceânico

Entre os dias 25 de novembro a 01de dezembro os professores Dr. Milton Mariani e Dr. Erick Wilke da ESAN e a professora Dra. Isabelle Dias Carneiro Santos da FADIR, participaram da IV Reunião de Integração dos Territórios Subnacionais do Corredor Rodoviário Bioceânico, na cidade de Iquique, Chile, onde a equipe de docentes da ESAN apresentou a equipe de pesquisadores da Rota Bioceânica e o Projeto de Qualificação dos Municípios Turísticos da Rota na Universidad Arturo Prat.

O presente programa de qualificação em turismo da rota turística estratégica do Pantanal Sul e Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, foi realizado por uma equipe de pesquisadores/as vinculados/as, de forma direta ou indireta, à Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). De modo mais específico, a equipe técnica responsável pela elaboração do presente programa de qualificação é composta pelos/as seguintes  pesquisadores/as, todos/as com experiência técnica na temática do turismo: Prof. Dr. Milton Augusto Pasquotto Mariani (coordenador regional do projeto), Profª. Drª. Patricia Zaczuk Bassinello, Prof. Dr. Dyego de Oliveira Arruda e Profª. Ma. Carla Cristina de Souza.

O programa de qualificação em turismo da base territorial de Mato Grosso do Sul pretende contribuir para o desenvolvimento profissional e social dos/as  trabalhadores/as em turismo, para o aperfeiçoamento do processo formativo na prestação dos serviços e produtos turísticos, como também no acesso e ampliação de empregabilidade à jovens, pessoas adultas, comunidades tradicionais e idosos/as de diferentes representatividades, por meio de cursos e projetos integrados, transversais, colaborativos e inclusivos.

A participação no referido evento resultará em acordos de cooperação técnica entre Universidades do Chile, Argentina e Paraguai, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.