Estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul compartilham experiências com a ESAN

Na última quarta-feira (10), o estagiário Leonel Solano Fonseca ministrou uma palestra sobre geocodificação para a turma do segundo ano do curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Leonel, que está no quinto ano do curso de engenharia da computação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), faz parte do Programa de Estágio do Governo de MS desde agosto de 2023.

Como estagiário da Superintendência de Inteligência de Dados (SID) da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Leonel desempenha um papel crucial na estruturação de dados para a criação de painéis de Business Intelligence (BI). Esses painéis são desenvolvidos pelo Centro de Inteligência, um programa criado pela SID para fornecer dados e informações transversais que auxiliam nas tomadas de decisões do governador e dos gestores públicos.

Durante a palestra, Leonel explicou aos acadêmicos o conceito de geocodificação e como ela é realizada por meio da estruturação de dados. A geocodificação é o processo computacional que converte endereços físicos em coordenadas geográficas, utilizando um banco de dados. Essas coordenadas são úteis para diversas aplicações, como mapeamento e análise espacial.

Leonel considerou gratificante compartilhar seu conhecimento com os acadêmicos e ressaltou a importância de entender a tecnologia e a análise de dados em qualquer campo, especialmente nos negócios.

O Coordenador de Dados e Informação da SID, Claudio Ramos que supervisiona o estágio do Leonel, comenta que “O desempenho de Leonel no Centro de Inteligência da Segem tem sido fundamental para os projetos que desenvolvemos para o Governo de Mato Grosso do Sul, a aplicação dos seus conhecimentos acadêmicos em situações práticas tem sido excelente”. Para o superintendente da SID, Leandro Sauer “Leonel e a equipe de estagiários de computação tem sido imprescindíveis na elaboração de instrumentos de auxílio na tomada de decisão dos gestores das diversas unidades do Estado”, comentou.

A professora do curso de administração da ESAN/UFMS, Patricia Campeão, informou que tem recebido importante apoio de organizações públicas e privadas no Projeto de Extensão e que a colaboração da Segem, da SID e sua equipe foi muito rica para os acadêmicos. “Essa parceria está sendo bastante salutar no sentido de ampliar o conhecimento dos estudantes para além da sala de aula, fornecendo informações fundamentais que lhes permitam compreender os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da sociedade do Estado de Mato Grosso do Sul”, reforçou.