Projeto coordenado por docente da ESAN lança aplicativo “Mercado Solidário”

Postado por: Edemir Pereira Flores Junior

O Parque Tecnológico de Campo Grande – Parktec CG, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, lança na próxima terça-feira (23), às 14 horas, o aplicativo “Mercado Solidário”. A aplicação tem como objetivo principal conectar quem quer comprar produtos da agricultura familiar com quem quer vender, ou seja, com os pequenos produtores rurais.

O aplicativo, desenvolvido dentro do “Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária” da UFMS – que é um programa de extensão criado para coletar, registrar e armazenar dados e informações sobre o fenômeno do cooperativismo e da economia solidária em Mato Grosso do Sul – surgiu como uma demanda das pesquisas realizadas pelos estudiosos.

O coordenador do projeto, o professor Alessandro Arruda, explica que ao concluir outro projeto: “Territórios da Cidadania”, em 2020, identificou que o principal problema dos agricultores das áreas estudadas eram a comercialização, a organização da produção e o financiamento da produção.

“Com o Mercado Solidário temos a expectativa de auxiliar na comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária promovendo um meio digital para que estes produtores possam encontrar seus compradores. Assim, o produtor não precisa sair de seu local de produção (seu sítio ou sua horta) para poder encontrar e negociar alguém que esteja interessado em seu produto”, conclui.

O aplicativo também tem como objetivo manter as famílias produtoras no campo. Arruda lembra que, atualmente, importamos 80% dos produtos da nutrição básica de outros estados, apesar da capacidade produtiva. E ao incentivar o setor, através da cooperação a consumir produtos daqui, vai gerar emprego e renda à população rural e de baixa renda, auxiliando também na renovação das unidades produtivas e fixando as próximas gerações na atividade laboral dos pais.

“Somos grandes produtores de grãos que, geralmente, não estão na nossa mesa do dia a dia. Comemos produtos que passaram por um longo tempo de estrada, algumas vezes, em caminhões frigoríficos. A agricultura familiar produz perto de onde se consome aquele produto e ainda auxilia a fixar o homem no campo e nos ensina a amar nossa terra”, finaliza.

A iniciativa também faz parte das ações do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, que tem como objetivo a troca de conhecimento e tecnologias com foco no desenvolvimento sustentável.

Para saber como baixar e usar o aplicativo Mercado Solidário clique aqui https://obcoop.ufms.br/obcoop-solidario/.

Sobre o Parque Tecnológico de Campo Grande – Parktec CG

O Parktec CG tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município e seus arredores por meio da inovação tecnológica, do empreendedorismo e da economia criativa. Sua estrutura abrangente oferece suporte operacional para programas de aceleração e incubação, eventos e treinamentos, facilitando a conexão entre comunidade, empresas, universidades, entidades governamentais e instituições de pesquisa. Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, com o objetivo de ser o polo tecnológico do Mato Grosso do Sul.

Serviço

O Parktec CG está localizado na Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS. Para mais informações, visite o site campogrande.ms.gov.br/parkteccg ou entre em contato pelo telefone (67) 99638-1911 ou e-mail contato@parkteccg.com.br.