Intercâmbio Cultural no Território Indígena Limão Verde

Postado por: Edemir Pereira Flores Junior

Sob a supervisão do Prof. Izac Bonfim, os estudantes do Curso de Turismo da ESAN participaram de uma visita técnica ao território indígena Limão Verde, na Aldeia Buritizinho, no dia 22 de junho de 2024. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma imersão nos saberes e fazeres da cultura indígena Terena, visando trocas culturais que enaltecem perspectivas futuras de desenvolvimento territorial através do etnoturismo, ecoturismo e turismo de aventura, estimulando a economia criativa e a bioeconomia na terra indígena. A jornada educativa foi marcada por uma série de atividades enriquecedoras. Logo na chegada, os visitantes foram recebidos calorosamente pela comunidade Terena. O ponto alto do dia foi a apresentação da tradicional Dança da Ema, uma manifestação cultural que simboliza a conexão dos Terena com a natureza e sua espiritualidade. A dança, rica em cores e movimentos, encantou os estudantes e reforçou a importância da preservação das tradições indígenas.

Após a apresentação, uma roda de conversa com os anciões da aldeia proporcionou aos alunos a oportunidade de ouvir histórias e aprendizados passados de geração em geração. Os anciões compartilharam suas experiências e visões sobre a vida na aldeia, destacando a importância da cultura Terena para a identidade e coesão da comunidade. O artesanato indígena também foi um dos destaques da visita. Os estudantes puderam observar o produto final da confecção de peças artesanais, onde há uma preocupação com a seleção dos materiais até a finalização dos produtos.
Os artesãos locais explicaram sobre os materiais utilizados no artesanato e a simbologia por trás de cada objeto, enfatizando a conexão entre o artesanato e o modo de vida Terena.

A experiência gastronômica foi enriquecida pela apresentação e degustação do hi-hi, comida típica da comunidade. Os visitantes tiveram a oportunidade de provar os sabores autênticos da culinária Terena, preparados com ingredientes locais e métodos tradicionais, ampliando sua compreensão sobre a alimentação indígena e sua importância cultural. A visita ao território e suas paisagens culturais foi igualmente impactante. Os alunos exploraram a região, conhecendo os locais sagrados e as belezas naturais que compõem o cenário da Aldeia Buritizinho. Essa exploração
permitiu aos estudantes compreender a interdependência entre o ambiente natural e a cultura Terena, destacando o potencial do ecoturismo e do turismo de aventura na promoção do desenvolvimento territorial sustentável.

O Prof. Izac Bonfim ressaltou a importância da visita para a formação dos estudantes. “Vivenciar a cultura Terena de perto é uma oportunidade única para entender a riqueza e a complexidade dessas tradições. É fundamental que nossos futuros profissionais de turismo reconheçam e valorizem essas culturas, promovendo um turismo responsável e inclusivo”, afirmou.

Além da visita técnica, está em andamento um projeto de extensão focado no desenvolvimento territorial, por meio do etnoturismo, ecoturismo e turismo de aventura. O projeto foi contemplado com financiamento pela FUNDECT e incluirá oficinas de turismo de base comunitária, visando a autonomia e gestão comunitária. Esse projeto tem como objetivo a construção do plano de visitação turística conforme a normativa 003/2015 da FUNAI.

A visita técnica ao território indígena Limão Verde não só ampliou os horizontes dos estudantes do Curso de Turismo, mas também fortaleceu os laços entre a academia e a comunidade Terena. Essa experiência prática destacou o potencial do etnoturismo, ecoturismo e turismo de aventura como ferramentas para o desenvolvimento territorial local, ao mesmo tempo em que preserva e
valoriza as culturas indígenas.