ESAN recebe Corregedoria e Ouvidoria para ação com estudantes, técnicos e professores

Postado por: Ana Monteiro

Foi realizada, nesta segunda-feira, 1º, a ação institucional “Corregedoria e Ouvidoria Presentes”, cujo objetivo é fortalecer o vínculo com a comunidade universitária, apresentar a atuação da Ouvidoria e da Corregedoria, esclarecer dúvidas, e promover uma cultura institucional de respeito, ética e integridade.

Na ESAN, 154 estudantes participaram da Roda de conversa, das 9h às 10h. E 41 servidores, entre técnicos e professores, estiveram nas apresentações das 10h às 11h.

Professor Cláudio César da Silva, diretor da ESAN, ressaltou que esta ação se trata de um momento histórico para a UFMS, que vem para melhorar os serviços que são prestados dentro da Instituição. “A UFMS, como espaço de formação, pesquisa e cidadania, deve ser também um ambiente pautado pela ética, pela transparência e pelo respeito mútuo. Nesse contexto, a Corregedoria e a Ouvidoria desempenham papéis fundamentais na consolidação de uma cultura institucional íntegra e democrática.”

O dirtetor finaliza reafirmando o compromisso da ESAN “com esses dois pilares institucionais, Corregedoria e Ouvidoria, que fortalecem a confiança da sociedade na UFMS e asseguram que nossos ambientes acadêmicos sejam cada vez mais justos, seguros e inclusivos.”

CANAIS INSTITUCIONAIS

A Corregedoria na UFMS foi criada e implantada em 13 de março de 2020, por meio da Resolução Coun nº 12, de 13 de março de 2020, tem como objetivo aprimorar a governança e sustentabilidade institucional e as ações de integridade da UFMS. É a unidade responsável pela coordenação, planejamento e organização das atividades correcionais da Reitoria, e por auxiliar e orientar as Unidades da UFMS em assuntos correcionais.

A Ouvidoria é um espaço aberto para a sociedade. Configura-se num canal de comunicação direta entre o cidadão e a Instituição, com vistas ao aprimoramento dos serviços prestados pela Universidade.

Receber sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e também pedidos de acesso à informação apresentados pela comunidade acadêmica e pela comunidade em geral são algumas das competências da Ouvidoria que deve examinar as causas e procedência das manifestações, assim como sugerir ou recomendar a adoção de medidas para o aperfeiçoamento e o bom funcionamento da Instituição.

Para registrar sua manifestação, clique aqui e acesse o Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

Com informações da Corregedoria e Ouvidoria

Comunicação/ESAN/UFMS

Fotos: ESAN/UFMS