ESAN celebra Dia do Administrador: profissão chega aos seus 60 anos no Brasil
A Escola de Administração e Negócios (ESAN) celebra nesta terça-feira, 9, o Dia do Administrador, data que marca os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Instituída pela Lei nº 4.769, de 1965, a data homenageia os profissionais que atuam na gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Em alusão ao jubileu de diamante da profissão, a ESAN parabeniza seus professores, técnicos e estudantes e os convida para um evento do Conselho Regional de Administração, no Paliteiro da UFMS, às 19 horas.
Em entrevista para o site da ESAN, o diretor da Escola de Administração e Negócios, prof. Cláudio Cesar da Silva, destacou a importância da data para a formação universitária e para o reconhecimento da atuação dos administradores na sociedade.
“Celebrar o Dia do Administrador é reconhecer o papel transformador que esses profissionais exercem. Na ESAN, buscamos formar líderes éticos, inovadores e preparados para lidar com os desafios de um mundo em constante mudança”, afirmou o professor.
Professor Cláudio também ressaltou o compromisso da UFMS com a excelência acadêmica e com a integração entre teoria e prática: “Nossos alunos têm acesso a projetos de extensão, estágios supervisionados e parcerias com empresas locais, o que fortalece a formação e aproxima o conhecimento da realidade do mercado.”
A coordenadora do curso de graduação em Administração da ESAN, professora Yasmin Casagranda, disse “ter muito orgulho desse dia, pois se trata de uma data que representa a trajetória de organizar o que acontece na sociedade, o que seria, então, a função do administrador e da administradora. Chegar até aqui mostra que se trata de uma profissão muito necessária que junto com outras áreas ajuda neste desenvolvimento do mundo, neste desenvolvimento das organizações, neste desenvolvimento da própria profissão.”
RECONHECIMENTO QUE TRANSFORMA
O curso de Administração da UFMS é reconhecido pela sua abordagem interdisciplinar e pelo incentivo ao pensamento crítico. Com mais de 500 alunos matriculados, a graduação oferece oportunidades em áreas como gestão estratégica, empreendedorismo, finanças, marketing e inovação.
A celebração do Dia do Administrador reforça o compromisso da universidade com a formação de profissionais que não apenas gerenciam recursos, mas também lideram mudanças e promovem impacto social positivo.
Professora Denise Barros de Azevedo, coordenadora da Pós-graduação em Administração, mestrado e doutorado, disse que “hoje celebramos não apenas uma profissão, mas uma missão: a de pensar estrategicamente, agir com responsabilidade e liderar com propósito. O administrador é aquele que transforma desafios em oportunidades, que enxerga além dos números e entende que gestão é, acima de tudo, sobre pessoas.”
A professora também destacou o papel da pós-graduação na formação de líderes preparados para enfrentar os dilemas contemporâneos da administração pública e privada: “Na UFMS, nosso compromisso é formar profissionais que não apenas dominem as ferramentas da gestão, mas que também sejam capazes de provocar mudanças significativas em suas organizações e comunidades. A pós-graduação em Administração é um espaço de reflexão crítica, inovação e construção de soluções sustentáveis.”
Comunicação ESAN/UFMS