Pós-graduanda de Administração cursará doutorado sanduíche nos Estados Unidos
A estudante Gabrielly Martins dos Santos, do 6º semestre do Doutorado em Administração do PPGAd da ESAN, orientada da professora Denise Barros de Azevedo, foi aprovada para cursar o doutorado sanduíche, pelo Edital nº 26/2024 – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, que recebeu inscrições de 4 de fevereiro a 4 de março de 2025.
A estudante embarca no dia 15 de outubro para a cidade de Charlottesville, no estado de Virgínia (EUA). A cidade abriga o departamento de administração e negócios da Universidade da Virgínia, de Darden School of Business.
“Meu coorientador no exterior, professor Bidhan L. Parmar, atua neste departamento, assim como o professor Robert Edward Freeman. Conheci ambos em um seminário sobre a Teoria dos Stakeholders na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, em 2024, o que motivou e possibilitou meu contato e ida para os Estados Unidos”, explicou Gabrielly Martins.
A pesquisa de doutorado da estudante é fundamentada na Teoria dos Stakeholders, pensando nisso, o doutorado sanduíche teve como objetivo aprofundar os conhecimentos a respeito dos pilares e aplicações da teoria, considerando a centralidade da universidade destino, que abriga o professor Robert Edward Freeman, autor e pioneiro da Teoria.
“A expectativa é a realização de disciplinas, participação em eventos e cursos, produção científica e uma possível aproximação com mulheres do agronegócio, sujeito foco da aplicação empírica na minha tese, na região de destino, o estado da Virgínia, nos Estados Unidos”, complementou.
Gabrielly ressaltou que no processo de seleção para o doutorado sanduíche, “a UFMS esteve presente o tempo toso desde a apreciação interna do projeto até o apoio no processo de submissão para a CAPES. Sempre solícitos no esclarecimento de dúvidas e apoio institucional.”
A estudante finalizou dizendo que essa oportunidade é um momento de transformação em sua vida. “Pela primeira vez, irei conhecer um novo país, uma nova cultura, e espero poder aproveitar ao máximo os aprendizados que a experiência vai me proporcionar. Esse aprendizado é acadêmico, considerando os conhecimentos que espero aprimorar e adquirir, mas também pessoal, ao trazer um novo ponto de vista sobre um lugar totalmente diferente do que estou acostumada. Sei que no futuro, os resultados dessa aventura serão refletidos na minha carreira e na minha vida, na medida em que contribuirá para a minha formação e para o meu desenvolvimento como pessoa.”
Professora Denise Barros de Azevedo, orientadora de Gabrielly Martins do Santos, disse ser uma alegria imensa ver sua orientanda ser aprovada nesse doutorado sanduíche. “Essa conquista é reflexo direto da sua dedicação incansável, da curiosidade que a move e da coragem com que enfrenta a cada desafio acadêmico. Ela é uma jovem cheia de sonhos, e mais do que isso, cheia de ação — alguém que transforma planos em realidade com disciplina, inteligência e sensibilidade. Sua trajetória inspira não apenas pela excelência, mas pela forma humana e apaixonada com que abraça o conhecimento.”
Segundo a orientadora, tem sido “admirável acompanhar o crescimento de alguém que, mesmo diante das exigências da pesquisa e das incertezas do caminho, nunca deixou de acreditar no seu potencial. Sua determinação é contagiante, e sua aprovação é apenas mais uma prova de que ela está pronta para voar ainda mais alto. Que essa nova etapa internacional amplie seus horizontes e fortaleça ainda mais sua voz como pesquisadora. Eu como sua orientadora desde o mestrado em Administração aqui na ESAN, só tenho orgulho de toda sua trajetória. E ela sabe que eu estarei sempre aqui para orientar a encontrar o melhor caminho.”
Para a diretora de Pós-graduação da UFMS, Caroline Pauletto Spanhol, “a participação de estudantes da UFMS no Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) constitui ação estratégica para o fortalecimento da Pós-Graduação da instituição, uma vez que promove a internacionalização acadêmica, a ampliação de redes de pesquisa e a inserção global da instituição. Essa iniciativa contribui para a qualificação da formação dos estudantes, formação de cooperações acadêmicas de alto nível e a incorporação de práticas inovadoras em ensino e pesquisa, consolidando o protagonismo do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAN/UFMS no cenário nacional e internacional.”
Em nome da ESAN, seu diretor, professor Cláudio César da Silva, “parabeniza a estudante pela conquista e reforça o compromisso da Unidade com a excelência acadêmica, a internacionalização da pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível. Podemos dizer que a estudante atuará como embaixadora acadêmica estreitando laços com a instituição estrangeira onde estará. E poderá estimular parcerias internacionais, convênios e projetos conjuntos que beneficiem outros docentes e discentes de nossa ESAN.”
INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFMS
A internacionalização na UFMS é desenvolvia por meio dos trabalhos da Agência de Internacionalização (AGINTER), criada pela Resolução nº 370-COUN/UFMS, de 6 de dezembro de 2024, que aprovou, à época, uma nova Estrutura Organizacional da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
No entanto, é importante destacar que as questões relacionadas à internacionalização já existiam anteriormente dentro da estrutura da UFMS. Nesse sentido, antes da criação da AGINTER, em 2024, a internacionalização era tratada nas competências da AGINOVA, que havia sido criada por meio da Resolução nº 2/2017 – COUN/UFMS, de 31 de janeiro de 2017.
Dentre as ações da AGINTER, está o que se chama de Mobilidade Acadêmica Internacional cujo objetivo é proporcionar ao estudante de graduação e de pós-graduação o aprimoramento da sua formação acadêmica e humana por meio da imersão cultural em outro país oportunizando a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o fortalecimento dos conhecimentos técnicos, científicos e profissionais.
Comunicação ESAN/UFMS