Professora da ESAN representa UFMS em encontros internacionais sobre sustentabilidade no ensino superior
A atual coordenadora da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Rede UniSustentável), professora Rosamaria Cox Moura Leite, participou de dois eventos representando a UFMS, nos últimos dias. O primeiro entre 28 e 29 de agosto e o segundo entre 9 e 11 de setembro de 2025.
Esteve na Universidade Nacional de Ciências Florestais (UNACIFOR), em Siguatepeque, Comayagua, Honduras, para o V Fórum Ibero-americano de Sustentabilidade Universitária e na XI Reunião da Aliança de Redes Ibero-americanas de Universidades pela Sustentabilidade e o Ambiente (ARIUSA), respectivamente.
No fórum, professora Rosamaria apresentou a palestra “A institucionalização da sustentabilidade na UFMS”, na qual destacou o caminho percorrido pela universidade na incorporação da sustentabilidade.
No dia 29 de agosto de 2025, participou da XI reunião de trabalho da ARIUSA. “Estiveram presentes 11 redes e seus coordenadores, representando países como México, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Cuba, República Dominicana, Chile, Colômbia, Argentina e Brasil. Estiveram presentes, ainda, a representante do PNUMA, Gloria Ordoñez, e do IESALC-UNESCO, Yuma Inzolia”, disse a professora.
Já entre os dias 9 e 11 de setembro de 2025, a convite do Ministério da Educação da Colômbia, professora Rosamaria Cox participou do Seminário Universidade e Ambiente na América Latina e no Caribe. “Este evento aconteceu em Bogotá, no marco da ‘Cúpula Internacional de Sustentabilidade e Inovação Ambiental’ e foi organizado pelo Ministério da Educação Nacional (MEN) da Colômbia, com apoio do Observatório da Sustentabilidade no Ensino Superior da América Latina e do Caribe (OSES-ALC), entre outras instituições e redes”, explicou.
No dia 9 de setembro, proferiu uma conferência magna, na qual apresentou suas propostas sobre “Como avançar do compromisso ambiental das Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de políticas institucionais de sustentabilidade?”
Nos demais dias do evento, atuou na articulação de uma agenda comum entre as redes e organizações participantes.
Segundo a professora, “essas participações reforçam o protagonismo da Rede UniSustentável, que é um programa da UFMS, e da própria universidade no cenário internacional, contribuindo para o fortalecimento da cooperação acadêmica e para o avanço da sustentabilidade no ensino superior da América Latina e do Caribe”, finalizou.
O diretor da ESAN, professor Cláudio César da Silva, parabenizou a professora Rosamaria Cox Moura Leite pela sua destacada participação em eventos internacionais voltados à sustentabilidade no ensino superior. “Sua atuação representa não apenas a excelência acadêmica da ESAN, mas também o compromisso da nossa unidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a construção de uma universidade mais consciente e conectada aos desafios globais. A presença da professora em espaços como a Rede UniSustentável fortalece nossa visibilidade internacional e inspira toda a comunidade acadêmica a seguir promovendo ações transformadoras.”
- Palestra Bogotá
- Membros das redes latino-americanas em Honduras
Com informações e fotos da professora Rosamaria Cox Moura Leite.
Comunicação ESAN/UFMS