Pós-graduação da ESAN é representada em evento na Espanha

Postado por: Ana Monteiro

Dois trabalhos representando a pós-graduação da ESAN foram apresentados no El XXIII Congreso Internacional AECA, realizado em Tenerife, na Espanha, nos dias 24, 25 e 26 de setembro.

O evento é organizado conjuntamente com a Facultad de Economía, Empresa y Turismo de la Universidad de La Laguna e Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA).

Professor Antonio Zanin, que ministra aulas nos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGAd) e de Ciências Contábeis (PPGCC) da ESAN, fez apresentação oral do artigo “Cálculo do custo de transformação pelo método das unidades de esforço de produção: Estudo de caso em indústrias de carnes processadas”, que foi escrito em parceria com Luciano Lucio Bezerra Farias (mestrando do PPGCC), Silvana Dalmutt Kruger (docente do PPGCC), Rodney Wernke (Consultor de empresas).

“Este artigo faz parte do ‘Projeto uso de métodos de custeio por equivalência para tomada de decisão no ambiente das organizações’, Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 – UNIVERSAL, o qual possui vários pesquisadores de Instituições de Ensino Nacionais, além de um pesquisador português e um francês”, explicou professor Zanin.

E também expôs o artigo em pôster “Aspectos ambientais em relatórios de ESG: Análise na cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, faz parte do projeto Práticas corporativas sustentáveis em empresas industriais – Bolsa Produtividade Fundect/CNPq. O material foi produzido em conjunto com Vilker Masculi (Especialista do Câmpus de Nova Andradina) e Edicreia Andrade dos Santos, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A inserção em eventos internacionais contribui com a internacionalização dos Programas de Pós-graduação, além de fortalecer novas redes de pesquisa. Estamos buscando contatos para firmar possíveis convênios de mobilidade de estudantes e professores”, finaliza Zanin.

Para o diretor da ESAN, professor Cláudio César da Silva, “a presença de nossos docentes em congressos e seminários internacionais é fundamental para a troca de experiências, ampliação de redes de colaboração e atualização constante frente aos desafios contemporâneos da administração e dos negócios. Reiteramos nosso apoio institucional a iniciativas que promovam a visibilidade da nossa produção científica e incentivamos todos os docentes a seguirem esse caminho, certos de que a internacionalização é um dos pilares para o fortalecimento da nossa missão educacional.”

Com fotos do professor Antonio Zanin.

Texto: Comunicação ESAN/UFMS