Time Enactus UFMS Campo Grande está com processo seletivo prorrogado
Entre os dias 24 e 25 de setembro os estudantes Janaina Yuka Hirakawa, 6° semestre de Administração, e Natanael Ribeiro, 6° semestre de Ciências Econômicas, junto com o professor Geraldino Carneiro de Araújo, passaram nas salas de aula da ESAN para apresentar o Time Enactus UFMS Campo Grande e convidar os estudantes para se inscreverem em seu processo seletivo prorrogado até sábado, 27.
“Nossa seleção o é aberta para estudantes de qualquer curso da UFMS, tanto da graduação quanto da pós-graduação. Nosso objetivo é incluir, especialmente, estudantes da ESAN, valorizando a diversidade de sua formação, que contribui com conhecimentos essenciais para a nossa equipe. A partir disso, as inscrições foram prorrogadas até sábado”, anunciou Natanael Ribeiro.
Professor Geraldino Carneiro de Araújo explicou que o “Time Enactus UFMS Campo Grande é um projeto de extensão vinculado a Enactus Brasil, que desenvolve ações de empreendedorismo social focadas na geração de renda, melhoria da qualidade de vida e políticas públicas voltadas para populações em situação de vulnerabilidade social”.
Beatrice Brixner, 6º semestre de Engenharia Ambiental, presidente do Time Enactus UFMS Campo Grande disse que a “Enactus agrega imensamente em minha formação acadêmica, profissional e cidadã. Como acadêmica, me proporciona a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas.”
No aspecto profissional, complementou a presidente, “participar da Enactus me prepara para o mercado de trabalho, pois desenvolvo competências valorizadas pelas empresas, como gestão de projetos, comunicação eficaz e empreendedorismo social. Já como cidadã, a Enactus me sensibiliza para as questões sociais e ambientais, despertando em mim um senso de responsabilidade e propósito, me colocando como agente da transformação e estendendo as oportunidades e conhecimentos para além da universidade.
“Por meio dos projetos de impacto, aprendo a olhar para o outro com empatia e a buscar soluções sustentáveis que contribuam de forma real para a transformação da sociedade, finalizou Beatrice Brixner.
A seleção
O estudante Natanael Ribeiro orientou que o processo seletivo é dividido nas seguintes etapas: Formulário de Inscrição, Dinâmica em Grupo, Entrevistas Pessoais e Trainee. Por se tratar de um projeto de extensão, oferecemos horas complementares. Contudo, buscamos candidatos que se comprometam integralmente com as atividades, visando não apenas o acúmulo de horas ou o currículo, mas, principalmente, que busquem gerar um impacto social significativo e alcançar uma formação holística que una o conhecimento acadêmico à prática social.
“Os selecionados atuarão em nossos projetos e, ao mesmo tempo, serão vinculados a uma de nossas diretorias: Gestão de Pessoas, Financeiro, Marketing e Inovação & Parceria”, declarou Natanael Ribeiro.
Além disso, “é aberto a todos, sem distinção de cor, gênero, classe social ou nacionalidade e, inclusive, queremos um time que seja a cara da diversidade brasileira. Por isso, convidamos especialmente grupos minoritários, como pessoas pretas e pardas, LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência e intercambista da ESAN a se juntarem a nós”, disse o membro da Enactus.
Natanael descreveu a Enactus UFMS como “formada por estudantes brilhantes que pensam e criam projetos incríveis. Hoje, atuamos em três iniciativas de grande impacto social e ambiental:
- PantaMel – fortalece a produção de mel no Pantanal, apoiando famílias afetadas pelas queimadas de 2020);
- EcoMed – promove o descarte correto de medicamentos vencidos em Campo Grande, oferecendo uma moeda social em troca);
- Fiandeiras – promove a autonomia feminina e a economia circular através da costura.”
- Inscrições e Etapa de preenchimento do formulário: 10/09 a 27/09
- Análise das respostas e divulgação do resultado: 26/09 a 29/09
- Dinâmica em grupos: 02/10 e 03/10
- Resultado da dinâmica em grupos: 06/10
- Entrevistas pessoais: 06/10 a 11/10
- Resultado das entrevistas: 12/10
- Etapa de trainee: 13/10 a 28/10
- Resultado final: 30/10
Links importantes
https://www.instagram.com/enufmscg/
http://forms.gle/PXNfzRutPBDM95Uc7
https://drive.google.com/file/d/1bmpcTIfX0rYZAtjYZsuvywf8pEtIxCOQ/view?usp=drive_link
Sobre o Time
Professor Geraldino Carneiro de Araújo ressaltou que o Time Enactus UFMS Campo Grande foi fundado em maio de 2022, com a aprovação como projeto de extensão e com o reconhecimento da Enactus Brasil.
A Enactus Brasil constitui-se como uma rede formada por estudantes, executivos e professores, organizada em times que oferecem uma plataforma voltada para a criação de projetos de desenvolvimento comunitário, valorizando a capacidade e o talento das pessoas da própria comunidade.
Segundo o professor, o empreendedorismo social pode ser compreendido como uma forma de intervenção social, caracterizada pela implantação de alternativas de produção econômica associadas à participação social e democrática, sem um modelo único a ser seguido.
“Diante do agravamento de problemas socioambientais, como a desigualdade social e os impactos da exploração excessiva de recursos naturais, emergem novos modelos de negócio que buscam conciliar sustentabilidade econômica com soluções inovadoras para tais desafios. É neste contexto que o Time Enactus UFMS Campo Grande desempenha suas ações”, finalizou professor Geraldino de Araújo.
O diretor da ESAN, professor Cláudio César da Silva, apoia “com grande entusiasmo o processo seletivo do Time Enactus UFMS Campo Grande, um projeto de extensão que representa com excelência os valores da nossa instituição. Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para a formação cidadã dos nossos estudantes, pois unem conhecimento acadêmico à transformação social. Convidamos todos os alunos comprometidos com impacto positivo e inovação a participarem do processo seletivo e contribuírem com ideias que possam mudar realidades.”
Com informações e fotos do Time Enactus UFMS Campo Grande.
Texto: Comunicação ESAN/UFMS