Planejamento da ESAN é referência de boa prática em avaliação do Prêmio Qualidade da Gestão (MS)
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu mais um importante passo em sua jornada de excelência ao participar do Prêmio Qualidade da Gestão MS (PQG/MS) 2025.
Durante o processo de avaliação do prêmio, que visa avaliar a maturidade de governança e gestão institucional, a Escola de Administração e Negócios (ESAN) emergiu como exemplo de boa prática, demonstrando a robustez dos processos internos da Universidade e o valor que suas unidades acadêmicas agregam ao planejamento estratégico da instituição.
Parte das informações documentais que evidenciaram a maturidade da UFMS no prêmio se originaram do seu planejamento, abrangendo desde o nível estratégico, materializado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/PPI), até o tático e operacional.
Como evidência de planejamento tático, o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da ESAN teve destaque. A clareza, a profundidade e a alinhamento do PDU da ESAN com os objetivos maiores da Universidade serviram como um indicativo de que a instituição possui uma cultura de planejamento bem estabelecida e eficaz em todos os seus níveis.
A Pró-Reitora Dulce Maria Tristão destacou que o reconhecimento da ESAN como exemplo de boa prática reflete o investimento contínuo da UFMS em governança e gestão institucional, evidenciando a força dos processos internos e o papel estratégico das unidades acadêmicas no desenvolvimento da Universidade.
Segundo a Pró-Reitora, esse reconhecimento é resultado direto do compromisso da Universidade com a excelência em gestão pública. Ela afirmou:
“Estar entre os melhores de Mato Grosso do Sul é fruto deste investimento. A ESAN, ao emergir como exemplo de boa prática, demonstrou não apenas a robustez dos seus processos internos, mas também o valor que agrega ao planejamento estratégico da UFMS, reforçando o papel das unidades acadêmicas como pilares da governança institucional. Essa visibilidade fortalece a cultura de gestão eficiente e colaborativa, alinhada aos padrões nacionais e internacionais de qualidade.”
O prêmio também evidencia como a UFMS tem avançado na maturidade de seus processos de governança, com foco em resultados, inovação e sustentabilidade, e como cada unidade — como a ESAN — contribui de forma decisiva para esse avanço.
Modelo de Excelência de Gestão (MEG)
Adicionalmente, a ESAN foi novamente mencionada ao representar o modelo de desenvolvimento de novos produtos, uma área importante para o MEG. O processo estruturado de elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a aprovação de novas ofertas, que envolve análises de mercado, impacto regional e atendimento às necessidades sociais, foram evidenciados pelo recém-aprovado curso de Relações Internacionais que será ofertado pela Unidade.
O detalhamento e a fundamentação desse projeto demonstraram a capacidade da UFMS de desenvolver ofertas educacionais que não apenas atendem a padrões acadêmicos, mas também respondem de forma estratégica e responsável às demandas do cenário atual.
“A contribuição da ESAN no Prêmio Qualidade da Gestão MS reforça a importância das suas práticas e documentações. Ao construir e gerenciar informações com qualidade e alinhamento, a ESAN não apenas otimiza seus próprios resultados, mas também gera valor para o modelo de governança e gestão da UFMS. Sua atuação comprova que a busca pela excelência na gestão é um esforço contínuo e colaborativo, capaz de elevar o padrão de toda a Universidade”, ressaltou o diretor de planejamento, processos e riscos da UFMS, Danilo de Oliveira Cezar.
Já segundo o secretário de Planejamento Institucional, Jean Paulo de Sá Ajala, “a ESAN, assim como todas as Unidades de Administração Setorial, elabora seu PDU em consonância com o alinhamento estratégico e a visão institucional da UFMS. Isso porque todas fazem parte de um mesmo processo de busca pela excelência. E, ao compreendermos que a excelência não é um local, mas um caminho, reconhecemos que estamos efetivamente alinhados à visão institucional da Universidade.”
Professor Claudio Cesar da Silva, diretor da ESAN, declarou que a unidade está cheia de orgulho do trabalho realizado em conjunto. “É muito positivo ver nosso trabalho reconhecido como exemplo de boa prática de gestão. Esse destaque reforça a solidez dos processos internos que desenvolvemos e evidencia o papel estratégico que assumimos na construção de uma universidade cada vez mais eficiente, transparente e inovadora. Seguiremos empenhados em contribuir com uma gestão pública de qualidade, alinhada aos princípios da governança e ao desenvolvimento sustentável da educação superior” o
Com informações do diretor de planejamento, processos e riscos da UFMS, Danilo de Oliveira Cezar.
Texto e fotos: Comunicação ESAN/UFMS