Representantes da pesquisa acadêmica da ESAN marcam presença no EnANPAD 2025
O aluno Leonardo de Lima Neves, egresso dos cursos de graduação e mestrado em Ciências Contábeis e atual aluno do doutorado em Administração apresentou o trabalho “O que se pesquisa sobre o currículo de Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura”, no XLIX Encontro da ANPAD – EnANPAD 2025, na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju (SE).
O estudo foi elaborado em coautoria com os discentes do curso de Ciências Contábeis Bárbara Milhomem Santos e Gabriel de Melo Simões (8º semestre), com a professora Elisabeth de Oliveira Vendramin, e com a professora da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), Ruth Alejandra Patiño Jacinto.
A pesquisa teve como objetivo identificar, de forma organizada, as convergências e divergências sobre o currículo contábil na pesquisa científica, destacando pontos de melhoria e reunindo as principais recomendações apontadas pelos autores.
A revisão foi realizada nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. A busca sem filtros retornou um total de 5.935 trabalhos, que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 28 pesquisas analisadas.
A partir dessa análise, o estudo constatou que os trabalhos revisados evidenciam uma predominância de abordagens metodológicas limitadas, centradas principalmente em análises documentais e com baixa participação de atores institucionais, o que compromete a profundidade das análises e a confiabilidade dos resultados obtidos.
Para o estudante Leonardo de Lima Neves, “foi uma experiência enriquecedora participar do XLIX Encontro da ANPAD. Além de apresentar o artigo, pude assistir a outras apresentações. Fiquei muito contente em representar a UFMS e, principalmente, a ESAN, mostrando para todo o Brasil a qualidade dos nossos trabalhos, fruto de muito esforço e dedicação. Volto desse evento renovado e motivado a continuar trabalhando com ainda mais empenho.”
Professora Elisabeth de Oliveira Vendramin relatou que sua participação teve início antes mesmo do evento começar, pois, atualmente, é líder na divisão de Educação e Pesquisa em Administração e Contabilidade, no Tema 8 – Gestão do e no ensino Superior, juntamente com os professores Sandro Vieira Soares (Unisul) e Alexandre Costa Quintana (FURG).
“O evento que aconteceu na UNIT, cidade de Aracaju (SE), foi um momento no qual foi possível conhecer pesquisadores de diversas instituições, rever pesquisadores já pertencentes à minha rede de colaboração científica e conversar sobre seus projetos de pesquisa e vivências,” disse a professora.
Além disso, “foi uma oportunidade valiosa para fortalecer parcerias, ampliar horizontes acadêmicos e compartilhar experiências que contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão. Participar de espaços como esse reafirma o papel da universidade como promotora de diálogo, inovação e construção coletiva do conhecimento”, declarou professora Elisabeth Vendramin.
O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, ressaltou “que o EnANPAD é um dos eventos mais relevantes da área de Administração e Ciências Contábeis no Brasil, reúne pesquisadores de excelência e promove o intercâmbio de ideias e práticas inovadoras.”
“Ver nossos docentes e discentes contribuindo com pesquisas de qualidade em um espaço tão prestigiado reforça o compromisso da ESAN com a produção científica, a formação crítica e a inserção nacional da nossa instituição. Essa participação fortalece não apenas os projetos individuais, mas também a visibilidade e o impacto da nossa escola no cenário acadêmico. Parabéns a todos que participaram do evento.”
O evento
O EnANPAD, considerado o maior evento da área de administração na América Latina, reúne pesquisadores, docentes e estudantes de diversas instituições para discutir avanços científicos, práticas inovadoras e os desafios contemporâneos da gestão. Em 2025, participaram mais de 1.800 pesquisadores de todas as regiões do Brasil.
O Encontro Anual da ANPAD é um dos mais relevantes congressos anuais dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins, e vem sendo realizado há mais de quatro décadas.
É um espaço de interlocução entre pares que estimula o debate aprofundado e a interação entre os congressistas, palestrantes e convidados internacionais. Ao longo dos anos, já se registram mais de 30.000 participações no EnANPAD.
Com informações e fotos da professora Elisabeth de Oliveira Vendramin e do aluno Leonardo de Lima Neves.
Texto: Comunicação ESAN/UFMS