Em parceria com Famez, alunos da Guatemala são recebidos na ESAN para conhecer PPGAD
Na tarde da quarta-feira, 8, a ESAN recebeu 10 alunos de graduação, do 8º semestre de Ingeniero Agrónomo do Centro Universitário de Zacapa, da Universidade de San Carlos de Guatemala, acompanhados pelo professor Luan Sousa dos Santos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), da UFMS.
Na ESAN, o objetivo foi apresentar algumas dissertações e teses dentro das duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) para os estudantes, os quais já manifestavam interesse em seguir seus estudos com alguma pós-graduação.
Professor Luan ressaltou que “foi uma tarde de interação muito produtiva, de troca de experiências que poderão estreitar ações entre a ESAN e a FAMEZ.”
Para a coordenadora do PPGAD, professora Denise Barros de Azevedo, “a recepção dos dez alunos da Guatemala foi uma experiência enriquecedora para o Programa. Essa ação reafirma nosso compromisso com a internacionalização e o fortalecimento de redes acadêmicas que promovem o intercâmbio de saberes e culturas.”
A coordenadora disse ainda que “durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto as linhas de pesquisa do PPGAD, dialogar com nossos discentes, e compreender como o programa está alinhado aos desafios contemporâneos da gestão pública e privada.
“Essa troca de experiências amplia horizontes e fortalece a construção de uma ciência aberta, colaborativa e socialmente comprometida. Agradecemos a todos os envolvidos na organização da visita, em especial à nossa parceira FAMEZ, e reiteramos que a ESAN está de portas abertas para iniciativas que promovam a integração acadêmica internacional”, complementou.
Professor Adriano Figueiredo ressaltou que esta “é uma iniciativa importante dentro das ações de internacionalização, atração de candidatos ao programa, e mesmo de contribuição com o desenvolvimento sustentável regional e latino-americano.”
Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “essa visita reforça o compromisso da Unidade com a internacionalização do ensino superior, promovendo o diálogo entre instituições e o compartilhamento de saberes.
Continuo: “acreditamos que momentos como este ampliam horizontes, fortalecem redes de cooperação e enriquecem a formação de todos os envolvidos — alunos, professores e comunidade acadêmica. Agradecemos a presença dos estudantes e do professor Luan, e reiteramos que a ESAN está sempre aberta a iniciativas que promovam a integração e o crescimento conjunto.”
Os estudantes chegaram no dia 6 de outubro e retornarão ao seu país de origem no dia 17. O contato com a FAMEZ veio por conta da produção animal, diretamente entre as Direções de Unidade.
Angola no PPGAD
A tarde foi encerrada com o relato do estudante do 1º semestre do doutorado em Administração, João Caposso Poba, Angolano, natural de Cabinda, segundo o qual sua trajetória no PPGAD/ESAN/UFMS tem sido marcada por “aprendizado intenso, integração acadêmica e crescimento pessoal e profissional.”
“O ambiente institucional e social de Campo Grande, aliado à excelência da UFMS e ao apoio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) tem proporcionado condições ideais para o desenvolvimento da minha pesquisa e para o fortalecimento do vínculo entre Angola e o Brasil na área do agronegócio e das políticas públicas.”
A problemática de seu projeto evidencia que apesar do potencial agrícola de Angola, o país ainda enfrenta desafios relacionados à eficácia das políticas públicas e dos incentivos governamentais voltados ao fortalecimento do agronegócio.
João Poba explicou que “a ausência de instrumentos adequados de gestão, infraestrutura e monitoramento limita o crescimento sustentável da produção agrícola em Angola. Surge, portanto, a necessidade de compreender como as políticas públicas de incentivo podem impactar efetivamente o desenvolvimento do setor agrícola angolano.”
O estudante é orientado pelo professor Adriano Figueiredo e sua pesquisa, apesar de inicial, já tem como tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento do Agronegócio: Impacto do Incentivo Governamental no Crescimento da Produção Agrícola em Angola.”
GCUB BRASIL – Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras
Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.
No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Cooperação Educacional (DCE).
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.
Texto e fotos: Comunicação ESAN UFMS e Coordenação PPGAD
- Professora Denise e Professor Adriano
- Alunos da Guatemala
- Doutora Ana Carolina Monteiro (egressa)
- Doutoranda Andreia Tonati
- Doutoranda Gabrielly Martins
- Doutoranda Rafaela Paiva
- Professora Denise e prof. Luan
- Todos reunidos









