Visita de diretora nacional do PROFIAP fortalece laços e projeta novos avanços para o Mestrado na ESAN

Postado por: Ana Monteiro

A ESAN recebeu, no dias 2, 3 e 4 de outubro, a presidente do Comitê Gestor Nacional do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), professora Teresa Cristina Janes Carneiro.

A presença da docente teve relevância sob diferentes dimensões, reafirmando o papel estratégico da ESAN, no contexto da Rede.

Com a reitoria, o foco foi reforçar o apoio institucional da UFMS aos avanços do PROFIAP, discutindo o papel histórico da universidade como fundadora e a liderança da reitora Camila Ítavo no comitê gestor nacional.

“O encontro no mais alto nível da reitoria, com a Prof.ª Camila Ítavo – que é vice-presidente do Comitê Gestor do PROFIAP e da ANDIFES –, reafirmou o compromisso da UFMS com o programa, do qual foi uma das fundadoras. Essa sinergia entre a direção nacional e a gestão superior da universidade envia uma mensagem clara de apoio e confiança a docentes, discentes e técnicos, energizando toda a comunidade do PROFIAP na UFMS”, disse professor Wilson Ravelli Elizeu Maciel, coordenador do mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), na ESAN.

Segundo professor Ravelli, “a visita da diretora nacional do PROFIAP teve um significado profundo. Ela simbolizou o reconhecimento e a valorização do trabalho de excelência desenvolvido localmente, além de fortalecer institucionalmente o programa.”

Professor José Carlos de Jesus Lopes, membro do PROFIAP, relembrou que “foi na Esan, em 2014, sob a liderança do Prof. Dr. Dario de Oliveira Lima Filho, que o programa foi concebido e institucionalizado, inicialmente com a participação de nove universidades federais. Atualmente, a Rede possui 40 instituições associadas, consolidando-se como uma das principais iniciativas de formação stricto sensu voltadas à gestão pública no país.”

Atividades 

Docentes do PROFIAP ESAN

A agenda de trabalho foi abrangente, incluiu reuniões com diferentes públicos e traçou caminhos promissores para o futuro do programa.

Com os docentes, foram tratados o alinhamento operacional e pedagógico, com esclarecimentos sobre normas, diretrizes e orientações da Rede. Foi um importante espaço para colher feedback e sugestões dos professores, que serão levadas ao Fórum de Coordenadores em novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Alunos do PROFIAP ESAN.

Com os alunos, assim como com os docentes, o encontro serviu para alinhar e esclarecer diretrizes, ouvir dúvidas e coletar sugestões dos discentes, garantindo que a voz do corpo discente também contribua para o aprimoramento contínuo do PROFIAP.

Prof. Wilson Ravelli, prof.ª Teresa Carneiro e professor Fabrício de Oliveira Frazílio (PROPP).

Com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Fabrício de Oliveira Frazílio, dois temas de grande impacto foram centrais:

  • A expansão do PROFIAP para o Campus de Três Lagoas, um projeto estratégico que visa atender a uma significativa quantidade de servidores federais na região e potencializar convênios com órgãos locais, ampliando a capilaridade e o impacto do programa.
  • A expectativa de alcançar a nota 4 na próxima avaliação da CAPES, um marco que viabilizaria a oferta do doutorado em administração pública em rede, abrindo novas e importantes oportunidades de formação para os mais de 2.000 mestres já formados pelo programa, ao longo de uma década.

Professor Wilson Ravelli explicou que a ESAN/UFMS tem se destacado no PROFIAP por sua trajetória consistente e por resultados tangíveis.

Prof.ª Teresa Carneiro no lançamento do livro no TCE/MS.

“Ser uma das instituições fundadoras demonstra um compromisso de longa data. Um dos maiores exemplos de seu sucesso é o frutífero convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), que foi celebrado durante o lançamento do livro “Práticas das Organizações Públicas Brasileiras”.

Prof. José Carlos de Jesus Lopes

Para professor José Carlos de Jesus Lopes, coordenador do convênio entre a universidade e o Tribunal de Contas de MS, e organizador da obra “Práticas das Organizações Públicas Brasileiras”, “o convênio foi concebido para que os objetos de pesquisa dos alunos tivessem como foco as próprias células administrativas que compõem o Tribunal e as entidades por ele jurisdicionadas. São objetos que tratam efetivamente do dia a dia da administração pública, da governança pública, e que mostram, então, possibilidades de melhoria na gestão, dialogando com todos os atores da sociedade”, explicou.

Para o professor, “a visita da diretora nacional reforçou o compromisso institucional com a qualidade da formação, com o fortalecimento da gestão pública brasileira e com a missão da UFMS para com a comunidade acadêmica e científica, em escalas local, regional e internacional”.

Esta obra, que reúne pesquisas de egressos do PROFIAP, que são servidores do TCE-MS, “é a materialização de como o mestrado tem gerado conhecimento aplicado, inovação e impacto direto na gestão pública regional, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o coordenador do PROFIAP na ESAN, professor Wilson Ravelli.

O que virá por aí?

Perguntado sobre quais serão os próximos passos para fortalecer o programa na ESAN, professor Wilson Ravelli explicou que “serão audaciosos e visam consolidar a unidade como um polo de excelência em Administração Pública.” E pontuou:

  1. “Consolidação do projeto de expansão: Avançar nas tratativas para implantar o PROFIAP no campus de Três Lagoas, um movimento estratégico para ampliar o alcance e a relevância social do programa.
  2. Busca pela nota 4 na CAPES: Concentrar esforços coletivos (docentes, discentes e coordenação) para atingir a excelência acadêmica necessária para a nota 4, abrindo caminho para a criação do doutorado.

    Docentes da ESAN no TCE

  3. Fortalecimento de parcerias: Manter e ampliar convênios bem-sucedidos, como o do TCE-MS, demonstrando o valor do PROFIAP para as organizações públicas.
  4. Representação no Fórum Nacional: Levar as contribuições e sugestões colhidas durante a visita para o Fórum de Coordenadores em novembro, assegurando que a voz da UFMS continue a influenciar positivamente os rumos da rede nacional.”

Prof.ª Teresa Carneiro e diretor da ESAN

Professor Wilson Ravelli concluiu dizendo que “a visita da prof.ª Teresa Carneiro não foi apenas um evento protocolar, mas um importante catalisador para uma nova fase do PROFIAP na UFMS, marcada por inovação, expansão e a contínua busca pela excelência no serviço à sociedade”.

O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, mencionou que “receber a diretora nacional do PROFIAP em nossa unidade foi motivo de grande honra e entusiasmo. Essa aproximação fortalece ainda mais os laços entre a ESAN e o programa, reafirmando nosso compromisso com a excelência na formação de gestores públicos. A presença da diretora nos permite compartilhar experiências, alinhar estratégias e projetar novas possibilidades de atuação conjunta, sempre em prol da qualidade acadêmica e da transformação social. A ESAN se orgulha de fazer parte dessa rede nacional que valoriza o conhecimento, a inovação e o serviço público”, finalizou o diretor.

Texto: Comunicação ESAN/UFMS

Com informações do professor Wilson Ravelli Elizeu Maciel e do professor José Carlos de Jesus Lopes.

Fotos Comunicação ESAN, TCE/MS e professor Wilson Ravelli Elizeu Maciel.