Pesquisa sobre rastreabilidade na cadeia da carne bovina do Pantanal é apresentada no EnANPAD 2025
A estudante de doutorado em Administração da ESAN e egressa do curso de graduação em Administração da UFMS, Campus de Aquidauana, Alessandra de Melo Lima Marques, apresentou o trabalho intitulado “Mapeamento dos Stakeholders da cadeia da carne bovina para a rastreabilidade no Pantanal de MS”, no XLIX Encontro da ANPAD – EnANPAD 2025, na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju (SE).
O estudo foi desenvolvido com a coautoria do Doutorando da FEA/USP – Guilherme Alves, dos Pesquisadores Doutores da Embrapa Gado de Corte, Guilherme Cunha Malafaia, e Embrapa Pantanal, Urbano Gomes Pinto de Abreu, juntamente com a orientadora, professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD/UFMS).
A pesquisa teve como objetivo mapear os stakeholders da cadeia da carne bovina para a implementação da rastreabilidade na região do Pantanal de MS, identificá-los e classificá-los de acordo com seus graus de importância.
Foi adotado o modelo teórico de Mitchell, Agle & Wood (1997) e apresentada uma abordagem mista, caracterizada como exploratória e descritiva, utilizando técnicas de coletas de dados com questionários, análise de documentos oficiais e revisão da literatura.
Os dados foram coletados no período entre abril a dezembro de 2024, sendo obtidas 68 (sessenta e oito) respostas com atores da cadeia produtiva da carne bovina do Estado de MS.
Como resultados, foram identificados como stakeholders dominantes: Entidades Governamentais e frigoríficos, com grau de importância moderada a alta; stakeholders dependentes: Atacado e varejo, com grau de importância moderada; e stakeholders definitivos: Entidades governamentais, frigoríficos, certificadoras e produtores, com grau de importância alta.
O estudo contribui teórica e empiricamente para o campo temático, demonstrando a relevância e influência dos stakeholders no processo de implementação da rastreabilidade da referida cadeia produtiva. A pesquisa foi apresentada na divisão ESO – Stakeholder e Estratégia do EnANPAD.
Para a doutoranda Alessandra de Melo Lima Marques, “o evento foi incrível, pois foi a primeira edição que participo. Foram dias de muitas trocas e experiências enriquecedoras no campo da construção da ciência na Administração. Participei de painéis no campo da Administração Privada e da Administração Pública. Estou muito feliz, pela oportunidade de participar do maior congresso de Administração do Brasil. Minha participação no evento deixou evidente que tenho uma tese relevante, de impacto social e que o caminho é profícuo.”
Professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo disse que participou “neste evento não somente com o artigo científico apresentado, mas também por meio de painéis, palestras e trocas com pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, recebemos informações importantes dos painéis da Capes e do CNPq para serem compartilhadas com nosso corpo docente, para potencializar as pesquisas científicas de nossa área. Agradecemos ao PPGAD pelo apoio na participação e ao Edital Mulheres na Ciência-UFMS.”
O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, ressaltou que “a participação da doutoranda e da professora em um dos mais importantes eventos científicos da área reforça o compromisso da ESAN com a excelência acadêmica, a pesquisa aplicada e a formação de profissionais capazes de transformar realidades locais com impacto nacional e internacional. Parabenizamos a Alessandra por sua dedicação e iniciativa, e reiteramos nosso apoio a todos os discentes e docentes que, por meio da ciência, constroem caminhos para o desenvolvimento sustentável e a inovação.”
Texto: Comunicação ESAN/ UFMS
Fotos: Arquivo pessoal