Professora da UFPR desenvolve atividades como visitante na ESAN
Durante o período de 3 meses, fim de agosto a fim de novembro, a Escola de Administração e Negócios recebe a professora Simone Bernardes Voese, docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como professora visitante e participante do projeto “Controle Gerencial, Fomento e Agricultura Familiar Orgânica: uma proposta de políticas públicas para o desenvolvimento econômico sustentável”, sob coordenação da professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo.
Lotada no Departamento de Ciências Contábeis da UFPR, professora Simone Voese também integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) daquela instituição. “Sua trajetória acadêmica é marcada por atuação nas áreas de contabilidade e controle gerencial, o que estabelece total sinergia com a linha de pesquisa desenvolvida no PPGCC da UFMS,” disse professora Márcia Espejo.
Dentre suas atividades na ESAN, estão aulas no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) e na graduação em Administração e Ciências Contábeis. Além de ações em extensão e pesquisa, a professora também está fazendo parte de reuniões de planejamento estratégico do PPGCC.
Professora Simone Voese possui pós-doutorado com foco no agronegócio, o que a qualifica a contribuir também com o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD), especialmente em temáticas voltadas à gestão e rastreabilidade no contexto agroindustrial.
“Sua presença fortalece o intercâmbio acadêmico entre instituições federais e amplia as possibilidades de cooperação científica, contribuindo para o avanço da pesquisa e da formação de excelência na área das Ciências Sociais Aplicadas”, explicou professora Márcia Espejo.
“A oportunidade surgiu do projeto na área de controle gerencial no agronegócio, financiado pelo CNPq do Edital Humanidades do qual sou coordenadora e participam diferentes instituições nacionais e internacionais, e que contemplava a participação de um professor visitante,” complementou a professora.
O principal objetivo dessa visita para o curso de Ciências Contábeis é possibilitar a troca de experiência entre professores de diferentes instituições e a integração com os alunos, além da publicação conjunta de pesquisas referentes ao edital.
Professora Márcia explicou que houve participação em palestras, eventos, confraternização, o que possibilitou trocas de experiências sobre as realidades vividas em cada instituição, tanto em nível de PPGCC quanto em nível de graduação.
“Também foram desenvolvidas atividades de extensão em palestras e aulas, dessa forma, as trocas de experiências e vivências de ensino e pesquisa advindas de outra instituição e região possibilitam uma nova visão ao aluno, contribuindo para sua formação. Além disso, receber professores visitantes sempre contribui para a integração entre instituições e internacionalização”, falou professora Márcia Espejo.
A professora pontuou como um momento importante a participação da docente visitante nos eventos de extensão, nos quais professora Simone Voese pôde interagir com produtores rurais e uma comunidade quilombola, conhecendo uma realidade diferente daquela vivida em Curitiba, sua cidade de origem.
Professora Simone Bernardes Voese ressaltou que “atuar como professora visitante na UFMS está sendo muito gratificante. Trocar experiência, vivenciar contextos regionais diferentes. Poder interagir com alunos e professores. Além de desenvolver pesquisas em parcerias, com o compartilhamento de conhecimento entre os atores envolvidos é muito rico para o desenvolvimento profissional e pessoal”.
Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “a presença da professora Simone Voese, cuja trajetória acadêmica é marcada pela atuação nas áreas de contabilidade e controle gerencial, representa uma valiosa contribuição para nossos programas de pós-graduação e para o avanço das discussões sobre gestão no contexto da agricultura familiar e do agronegócio.”
“A ESAN reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e celebra mais esta parceria interinstitucional que fortalece a produção científica e a formação de pesquisadores comprometidos com a transformação da realidade social e econômica do país”, finalizou o diretor.
Texto: Comunicação ESAN UFMS
Foto: Comunicação ESAN UFMS
