Ciência, cultura e acolhimento marcam evento da QRCA 2025, na ESAN

Postado por: Ana Monteiro

A ESAN/UFMS será sede, nos dias 11, 12 e 13 deste mês, da QRCA 2025, que promete unir ciência, cultura e acolhimento sul-mato-grossense em debates internacionais.

No dia 14, o evento terá programação no Museu das Culturas Dom Bosco, caminhada no Parque das Nações e visita ao Bioparque Pantanal.

As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 7, e podem ser feitas aqui.

O evento

A QRCA é uma conferência sobre pesquisa alternativa, qualitativa, interpretativa e crítica em contabilidade para interessados em desenvolver ou compartilhar conhecimentos.

A rede acredita no valor de um debate respeitoso e construtivo, em um ambiente pautado pela colegialidade, pelo multiculturalismo e pelo multilinguismo.

A Conferência deste ano tem como foco discutir os desafios contemporâneos dos métodos da pesquisa qualitativa, a epistemologia da investigação contábil e a arte da revisão, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de diversas partes do mundo.

Tais temas serão abordados em um curso no período matutino que reúne palestrantes nacionais e internacionais, sendo eles: a professora Merridee Bujaki, da Universidade de Ottawa, no Canadá, a professora Fernanda Filgueiras Sauerbronn, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o professor Yves Grendron, da Universidade Laval, de Quebec.

Edição 2025

Diferente das edições anteriores, a QRCA 2025 busca aproximar o conhecimento científico da cultura local, apresentando um formato intimista e acolhedor.

As inscrições contemplam quatro modalidades: estudantes presenciais, professores e pesquisadores presenciais, estudantes on-line e professores e pesquisadores on-line.

O evento também garante acessibilidade, reafirmando seu compromisso com a inclusão.

Embora não haja previsão de bolsas ou descontos para participantes de baixa renda, a organização reforça que o modelo híbrido amplia a participação de interessados de diferentes regiões.

O evento trará fortes elementos culturais de Mato Grosso do Sul, com passeios, apresentações e experiências gastronômicas únicas.

Os almoços e coffee breaks serão preparados pela própria UFMS, através do projeto Conhecendo a Engenharia de Alimentos (CEA).

As refeições serão produzidas utilizando alimentos típicos da região do Cerrado e do Pantanal, reforçando o compromisso com a economia local e a sustentabilidade.

A organização espera gerar impactos duradouros na comunidade acadêmica e profissional, incentivando a inovação metodológica, a formação de redes de pesquisa e o avanço do pensamento crítico na área contábil.

Programação e apresentações

Estudantes e pesquisadores terão um papel ativo na programação.

Serão apresentados mais de 60 trabalhos, requerendo a participação de todos, a fim de promover debates construtivos, comentários que enriquecem as pesquisas e criar um ambiente inclusivo e agregador.

O formato interativo dos painéis e sessões será uma das marcas desta edição, favorecendo a troca de experiências entre os participantes.

A QRCA 2025 dará destaque a diferentes metodologias qualitativas, através das apresentações de artigos, consórcio mestral e doutoral e propostas de trabalhos.

Além disso, a inovação e o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial aplicada à pesquisa qualitativa, também terão espaço nas discussões.

Os temas abordados estão em sintonia com tendências globais, como diversidade, inclusão, fortalecimento da economia local e sustentabilidade ambiental.

A inclusão linguística também é prioridade: haverá tradução simultânea nas principais sessões como abertura, cursos, painéis, palestras, sessões paralelas e encerramento, facilitando a participação de um público internacional no formato híbrido.

A Conferência reforça seu compromisso com a diversidade e a equidade ao promover painéis com empreendedores locais, valorizando a pluralidade econômica da região, e palestras sobre antirracismo e pesquisa crítica, com a professora Camilla Soueneta Nascimento Nganga, da Universidade Federal de Uberlândia.

Todos os participantes receberão certificação oficial e poderão interagir com professores, palestrantes e empresários convidados, fortalecendo suas redes de contato e oportunidades de parceria.

Texto: Hannah Higino (Aluna do 6º semestre de Ciências Contábeis, membro da Equipe de Comunicação da QRCA 2025).

Revisão: Comunicação ESAN UFMS

Imagem: Divulgação do evento.