Artigos de alunos são destaque em evento internacional de Contábeis com indicações e premiação
A realização conjunta do VII International Conference in Management and Accounting (ICMA), do X Congresso de Gestão e Controladoria da Unochapecó (Cogecont), do VIII Congresso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do X Congresso de Iniciação Científica, entre os dias 29 e 31 de outubro, em Chapecó (SC), foi fundamental para o avanço e disseminação do conhecimento nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Gestão.
Neste ano, foram apresentados 5 trabalhos de estudantes da ESAN. Todos foram indicados à premiação e um de iniciação científica foi premiado.
- Os artigos dos estudantes foram orientados pelos professores:
- José Aparecido Moura Aranha (PPGCC e curso de Ciências Contábeis);
- Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (PPGAD e PPGCC);
- Silvana Dalmutt Kruger (PPGCC e PPGOLD);
- Silvio Paula Ribeiro (PPGCC).
O evento foi realizado presencialmente e também em formato híbrido, com sessões e palestras on-line e ao vivo.
Premiação
Clemer Mariano Gomes e Gabriel de Sá Alves, estudantes do último semestre do curso de Ciências Contábeis, tiveram o artigo “Indicadores Econômico-Financeiros e de Solvência dos Clubes da Série A do Brasileirão 2024: Uma Análise Comparativa” indicado e premiado como melhor artigo de iniciação científica da área de Contabilidade Gerencial e Controladoria.
O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos e foi orientado pelo professor José Aparecido Moura Aranha e
recebeu o auxílio da egressa Ana Caroline Brasil de Oliveira, com a temática solvência das cooperativas do agronegócio em MS e do aluno Leonardo de Lima Neves, egresso dos cursos de graduação, e mestrado em Ciências Contábeis, e atual aluno do doutorado em Administração.
Clemer Mariano relatou que esse foi o seu primeiro artigo e a sua primeira apresentação em um evento. “A modalidade híbrida contribuiu para que eu pudesse participar. Para mim e para o Gabriel já foi uma alegria o trabalho ser aprovado, quando saiu a lista dos trabalhos indicados não acreditamos que estávamos nela. Foi surreal saber ainda que o trabalho foi o melhor, mas sem ajuda do Leo e da Ana e com a orientação do professor Moura eu acho que não seria possível alcançar isso.”
Gabriel de Sá Alves explicou que, a princípio, escolheram falar sobre os times, porque são fãs de futebol. “Tive um sonho de ser jogador, joguei campeonato paulista sub-17 e também joguei 8 meses na Espanha na segunda divisão regional, além de jogar os estaduais em todo o estado de MS. Vice-campeão estadual pelo sub-20 pela seleção de Jardim. Campeão da Copa Ouro pela seleção principal de Jardim e vice campeão da Liga terrão por Guia Lopes da Laguna.”
O estudo teve como objetivo analisar o desempenho econômico-financeiro dos clubes que integraram a Série A do Campeonato Brasileiro em 2024, com base em indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento, bem como em modelos de previsão de insolvência.
Como contribuição, foi elaborado um ranking considerando o desempenho esportivo, os indicadores financeiros e a classificação nos modelos de solvência, que resultaram em um ranking, no qual estavam Atlético-MG, Flamengo, Criciúma e Fortaleza no topo, e Bahia, Vitória, Grêmio e Vasco nas últimas posições.
Segundo o pós-graduando Leonardo Neves, “em 2019, no mestrado, tive a oportunidade de participar da disciplina de Contabilidade das Entidades Desportivas e, desde então, eu tenho acompanhado e desenvolvido pesquisas relacionadas ao desempenho econômico-financeiro dos times brasileiros e é algo que tem dado bons frutos.”
Indicações
Os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PGCC), Claudemir Martins de Sá e Paloma dos Santos Silva apresentaram o artigo “Balanced Scorecard: Um estudo de caso em uma empresa do ramo ambiental situada no Centro-Oeste brasileiro”.
O artigo foi orientado pelas professoras Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (PPGAD e PPGCC), Silvana Dalmutt Kruger e Silvio Paula Ribeiro (professores do PPGCC).
Paloma Silva declarou que o trabalho foi indicado ao Prêmio em Contabilidade Gerencial e Controladoria e ficou entre os três melhores da área, um reconhecimento que, segundo ela, a encheu de orgulho e emoção. “Estar entre os finalistas deste prêmio reforça minha motivação em seguir pesquisando e contribuindo para o desenvolvimento da área.”
“Essa experiência representou muito mais do que uma apresentação: foi a oportunidade de vivenciar o diálogo entre teoria e prática, de compartilhar conhecimentos e de fortalecer meu compromisso com a pesquisa e o avanço da Contabilidade como ciência e como instrumento de gestão. Sou formada em Ciências Contábeis e acredito, profundamente, que a contabilidade é uma ponte entre o conhecimento técnico e as transformação das organizações.”
Paloma dos Santos Silva relatou que as contribuições deste estudo reforçam a importância do BSC na gestão estratégica, destacando sua flexibilidade e aplicabilidade em diferentes contextos e sua capacidade de gerar valores para os stakeholders.
Para o aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD), Eduardo de Faria Nogueira “participar do evento foi uma experiência enriquecedora, tanto pela qualidade das discussões acadêmicas quanto pela conexão com o mercado profissional.
Continuou: “a oportunidade de debater temas como estratégia, inovação e empreendedorismo, articulados a perspectivas teóricas consolidadas como o Balanced Scorecard (BSC), reforçou a relevância de aproximar teoria e prática na gestão contemporânea, sobretudo trazendo discussões da nossa realidade profissional.”
Seu artigo teve como objetivo propor um modelo gerencial baseado na aplicação do Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta de apoio à gestão estratégica em um parque aquático localizado no Centro-Oeste brasileiro, em Mato Grosso do Sul.
O estudante foi orientado pelas professoras Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (PPGAD e PPGCC) e Silvana Dalmutt Kruger (PPGCC).
Os resultados demonstraram o potencial do BSC para aumentar a eficiência operacional, aprimorar a experiência dos visitantes e fortalecer a sustentabilidade financeira do empreendimento.
O estudante do 8º semestre de graduação do curso de Ciências Contábeis, Matheus Henrique Maciel Mendes, disse que apresentar seu projeto de Iniciação Científica no ICMA “foi uma experiência incrível.”
“Vale ressaltar que o formato on-line trouxe muita flexibilidade e facilitou o contato com pesquisadores de diversas partes do Brasil. Essa troca entre diferentes realidades acadêmicas ampliou meu aprendizado e reforçou a importância de eventos que conectam a ciência sem barreiras geográficas. Foi uma vivência que contribuiu muito para o meu crescimento acadêmico e profissional.”
Seu artigo, orientado pela professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, e intitulado “As trajetórias dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de excelência em Ciências Contábeis: Uma análise na perspectiva programa, formação e impacto social”, foi indicado à premiação como melhor artigo de iniciação científica da área de Ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade.
A principal contribuição deste estudo, segundo Matheus Henrique, está na evidenciação de discursos que podem servir de fonte de inspiração para outros PPGs em processo de consolidação, e o reconhecimento que este estágio de maturidade, dada a longevidade do PPG de Excelência, pode ser alcançado ao longo do tempo com estratégias para este fim.
As mestrandas em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD/UFPR), Bianca Carollo Ramos da Silva e Cristiane Regina Stoll da Silveira, orientadas da professora Silvana Dalmutt Kruger (PPGCC/ESAN e PPGOLD/UFPR) apresentaram o artigo “Comprometimento das companhias brasileiras do setor de tecnologia aos princípios do pacto global” que foi indicado à premiação como melhor artigo científico da área de Cadeias de Suprimentos e Gestão Estratégica.
O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, ressaltou que neste ano, a ESAN teve uma participação especialmente marcante: cinco trabalhos de nossos estudantes foram apresentados, todos indicados à premiação, e com imenso orgulho anunciamos que um deles, na categoria de iniciação científica, foi premiado. Esse reconhecimento reforça o compromisso da nossa Escola com a excelência acadêmica e a formação de profissionais críticos, inovadores e preparados para os desafios do mercado.”
Parabenizou os alunos e professores envolvidos, “que com dedicação e talento representaram a ESAN de forma brilhante. Seguimos firmes em nossa missão de fomentar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento científico e profissional da nossa região e do país”.
Texto: Comunicação ESAN UFMS com informações do pós-graduando Leonardo de Lima Neves.
Fotos: Arquivos pessoais.



