Projeto da ESAN, realizado em parceria com o MS Competitivo, é premiado
Por meio do Projeto de Extensão Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos, coordenado pela professora Camila Moreira Almeida de Miranda, realizado em parceria com o Instituto MS Competitivo, a UFMS recebeu o Prêmio Melhores em Gestão: Pesquisa e Ensino.
As professoras Adriane Queiroz e Camila Miranda foram homenageadas por sua atuação como colaboradoras, orientadoras e incentivadoras do Movimento MS Competitivo – Excelência da Gestão (MEG), contribuindo com organizações e acadêmicos de Mato Grosso do Sul.
A coordenadora do projeto de extensão Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos, professora Camila Miranda também recebeu a medalha de honra ao mérito Selo Oficial da Excelência pela atuação como avaliadora do prêmio em 2025.
Durante a cerimônia, receberam certificados de reconhecimento as seguintes organizações pela adesão meritória e pelo compromisso com a excelência gerencial no âmbito do Projeto de Extensão Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos.
Organizações:
- Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti;
- Câmara de Portugal – Empreendedor Especial;
- Lava Car RP;
- Molhos Gague;
- Use Célia Bento;
- +Sabor Salgados.
Segundo professora Camila Miranda, “as iniciativas destacadas fortalecem a integração entre o conhecimento acadêmico e a prática da gestão, valorizando projetos e ações conduzidos pela UFMS nessas áreas.”
Professora Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz explicou que esse ano a disciplina de Gestão Estratégica iniciou uma experiência piloto no curso de Administração com a turma do noturno, inserindo como trabalho prático a aplicação do Modelo MEG em casos reais.
Participaram da iniciativa os gestores das empresas “Two Brothers Burguers”, “Persistere Contábil” e “Instituto Odontológico das Américas”, que também receberam o reconhecimento do MS Competitivo pelo engajamento com a excelência e por disponibilizarem aos estudantes a oportunidade de aprender, participando na proposição de melhorias para seus negócios.
“Foi muito bom representarmos nossa Escola ali. O MS Competitivo têm feito um trabalho de impacto com os pequenos negócios através da parceria com a ESAN. São organizações reais sendo melhoradas e estudantes aprendendo a partir desses casos reais. É inovador isso! Uma gestora que foi convidada para participar da cerimônia de reconhecimento afirmou que o mais tocante pra ela foi “ver a diversidade – pequenos e grandes celebrando a excelência”. O que tem em comum nisso, aos meus olhos? O propósito inclinado para o bem maior!”, ressaltou professora Adriane Queiroz.
Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “este prêmio não é apenas um símbolo de qualidade, mas também um incentivo para continuarmos avançando em inovação, pesquisa e ensino, reafirmando o compromisso da ESAN com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável da nossa região e do país.”
A UFMS recebeu o reconhecimento de Excelência em Gestão do Prêmio Qualidade da Gestão 2025, desenvolvido pelo Instituto MS Competitivo.
A cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência em Gestão – As Melhores em Gestão do MS 2025 foi realizada no dia 26 de novembro de 2025, no Murano Buffet, às 19h.
Além da reitora Camila Ítavo e do vice-reitor Albert Schiaveto, estiverem presentes os ganhadores do prêmio e representantes da ESAN, professora Camila Moreira Almeida de Miranda, professora Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz, professor Jeovan de Carvalho Figueiredo e os alunos Enzo Feltrin de Araujo, Michel Ubiratam Sales de Moura, Nathaly Gabrielle Silva de Oliveira, Ronni Rogerio Correa Cebalho, Ruan dos Santos Costa e Thatiane Caroline Azuaga de Moura da Motta.
Modelo de Excelência de Gestão (MEG)
Enquanto conjunto de princípios para aprimorar a gestão das organizações, inclusive reconhecido de forma internacional, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é utilizado pelo Instituto MS Competitivo como parâmetro para o prêmio.
O processo de certificação incluiu o envio de documentações e a vinda de um avaliador externo à Universidade para fazer a conferência in loco.
Toda a equipe de gestão esteve envolvida no processo de certificação.
Em setembro, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto se reuniram com pró-reitores e diretores da universidade a em um encontro específico voltado ao planejamento institucional e ao alinhamento da governança da instituição.
Como evidência de planejamento tático, o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da ESAN teve destaque.
A clareza, a profundidade e a alinhamento do PDU da ESAN com os objetivos maiores da Universidade serviram como um indicativo de que a instituição possui uma cultura de planejamento bem estabelecida e eficaz em todos os seus níveis.
A Pró-Reitora Dulce Maria Tristão destacou que o reconhecimento da ESAN como exemplo de boa prática reflete o investimento contínuo da UFMS em governança e gestão institucional, evidenciando a força dos processos internos e o papel estratégico das unidades acadêmicas no desenvolvimento da Universidade.
Segundo a Pró-Reitora, esse reconhecimento é resultado direto do compromisso da Universidade com a excelência em gestão pública. Ela afirmou:
“Estar entre os melhores de Mato Grosso do Sul é fruto deste investimento. A ESAN, ao emergir como exemplo de boa prática, demonstrou não apenas a robustez dos seus processos internos, mas também o valor que agrega ao planejamento estratégico da UFMS, reforçando o papel das unidades acadêmicas como pilares da governança institucional. Essa visibilidade fortalece a cultura de gestão eficiente e colaborativa, alinhada aos padrões nacionais e internacionais de qualidade.”
O prêmio também evidencia como a UFMS tem avançado na maturidade de seus processos de governança, com foco em resultados, inovação e sustentabilidade, e como cada unidade — como a ESAN — contribui de forma decisiva para esse avanço.
A ESAN foi novamente mencionada ao representar o modelo de desenvolvimento de novos produtos, uma área importante para o MEG. O processo estruturado de elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a aprovação de novas ofertas, que envolve análises de mercado, impacto regional e atendimento às necessidades sociais, foram evidenciados pelo recém-aprovado curso de Relações Internacionais que será ofertado pela Unidade.
Desde então, tem sido dialogado sobre como os Planos de Desenvolvimento das Unidades da Administração Central e Setorial e a participação ativa dos gestores, além do perfil institucional, da cadeia de valor, da maturidade dos processos internos e de outros critérios avaliativos, se integram às evidências de que a UFMS cumpre com os fundamentos estabelecidos pelo MEG.
Texto: Comunicação ESAN UFMS
Fotos: Agecom, arquivos pessoais



