Estudantes de Ciências Econômicas são aprovados na ANPEC e seguem para o mestrado
Os estudantes do 8º semestre de Ciências Econômicas, Victor Yugo Yahiro, Felipe Sousa Santos e Linneu Borges Filho, foram aprovados no exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), que foi realizado nos dias 17 e 18 de setembro, tanto no período matutino quanto vespertino, em ambos os dias.
Victor Yugo Yahiro, que ficou na posição 50, disse que desde muito tempo já idealizava o sonho de fazer um mestrado em economia e, por conta disso, pensar em prestar a ANPEC não foi algo que vem de agora, “mas foi algo para o qual comecei a me preparar no final do ano passado”.
Victor Yahiro complementou afirmando que sempre manteve um bom desempenho acadêmico, de tal modo que não possui nenhuma dependência ao longo do curso e conseguiu ter uma boa média nas matérias.
“Isso me ajudou com os estudos, visto que meu cronograma de aulas ao final do curso esteve bem organizado e tive uma boa base em algumas das matérias que teria que estudar”, disse o estudante.
Preparação e Desempenho
Victor Yahiro explicou que a preparação para a ANPEC é árdua, pois exige que o aluno tenha contato com vários conteúdos novos e que se aprofunde muito em alguns que já conhece.
“Só para colocar em perspectiva o nível de cobrança do exame, ano passado, segundo o levantamento feito pelo anpecsimples.com.br, a média da prova de matemática, que vale 10 pontos, foi de 0,82. Sendo assim, alguém que tirasse um ponto já estaria acima da média dos candidatos,” falou.
Victor Yahiro confessou que não foi fácil se preparar para o exame e que pensou em desistir várias vezes, até mesmo na véspera da prova.
“Alguns meses antes da prova, comecei a sofrer com alguns episódios de insônia e ansiedade que atrapalharam bastante os estudos e me fizeram pensar em desistir várias vezes, nesse período até tive um breve acompanhamento psiquiátrico.”
O estudante contou que um mês antes da prova sentiu que estudou bem menos do que deveria e por isso ficou positivamente surpreso com o resultado do exame.
“Não esperava ficar na posição 50, dentre cerca de 1.800 candidatos, e por pouco nem fui fazer a prova, pois pensava em desistir,” exclamou o aluno.
Já Felipe Sousa Santos declarou que começou a se preparar para a prova em maio de 2025, e no início dividia os estudos com trabalho e faculdade, e posteriormente só com faculdade. “De maio a julho, foquei na absorção dos conteúdos e a partir de agosto comecei a realizar exercícios e simulados para a prova.”
Apoio e Influências
Victor Yahiro disse que teve muita sorte com o círculo social que o abraçou neste sonho de seguir com o mestrado em economia.
“Talvez, algumas pessoas até abraçaram mais do que eu. Foi muito gratificante sentir este apoio de amigos, familiares e professores. Eu quero dedicar um especial agradecimento aos professores Adriano, Matheus, Cícero e Gabriani que foram uma grande inspiração para mim nos estudos e na trajetória que quero seguir.”
Sobre as disciplinas que foram especialmente marcantes em sua formação, Victor Yugo Yahiro relatou que é difícil escolher apenas uma, pois teve muitas que acredita que agregaram bastante.
“Se tivesse que escolher alguma, eu estaria entre economia brasileira I, macroeconomia II e econometria II, que são todas matérias que acredito que agregaram muito à minha formação como economista. Para me preparar melhor para o exame, eu fiz o curso preparatório do anpecsimples.com.br, que fornece aulas e materiais on-line com muita qualidade.”
Felipe Sousa Santos explicou que recebeu muito apoio dos professores que passaram o direcionamento do que focar nos estudos. “E principalmente do meu colega de universidade Victor Yugo. Também estudei pelo cursinho Anpec Simples.”
O estudante Linneu Borges Filho relatou que, durante o processo de preparação para o exame, seus “pais foram fundamentais no apoio, e os professores do curso foram incentivadores, em especial o meu orientador professor Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo”.
Sobre a ANPEC
O exame ANPEC é a principal forma de ingresso em uma pós-graduação em economia no Brasil.
Cada centro possui suas particularidades, mas a maioria, em seu processo seletivo para mestrado, exige a ANPEC e considera um peso alto no exame para escolher seus candidatos.
A ANPEC consiste em 6 provas (3 no primeiro dia e o restante no segundo dia): 1. macroeconomia; 2. microeconomia; 3. matemática; 4. estatística; 5) economia brasileira objetiva e; 6) economia brasileira discursiva.
“Eu fiquei em classificação 50 no ranking geral, mas isso pode variar de centro para centro já que cada programa de pós-graduação considera um peso diferente para as notas do exame”, explicou o estudante.
Victor Yugo Yahiro disse que os centros mais concorridos são comumente referidos como top 4, compostos por Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV), Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE/FGV), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e Instituto de Pesquisa em Economia da FEA USP IPE/USP.
“Estes 4 centros são famosos por serem os mais concorridos no ranking da ANPEC e a procura por eles é alta, pois são centros CAPES nota 7 com notoriedade acadêmica internacional e nacional com linhas de pesquisa e infraestrutura na fronteira.”
“O exame pode ser realizado em vários lugares no país em que o candidato escolhe durante o seu cadastro, mas eu fiz em São Paulo, capital”, explicou Victor Yugo Yahiro .
“Recentemente, foi publicado o ranking da UNICAMP e da UFMG em que fiquei em 4º e 6º lugar, respectivamente. Estes centros, consideram um peso alto para a redação de economia brasileira e por isso tive uma nota melhor neles.”
A procura por eles costuma ser alta, pois historicamente os egressos dessas instituições costumam se colocar em posição de destaque tanto na academia quanto no mercado privado ou em órgãos governamentais.
O exame da ANPEC não é um vestibular: não aprova, nem reprova. Apenas classifica os candidatos.
As provas foram realizadas em: Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP); Vitória (ES).
Convites e Escolhas
O processo de convites ocorreu de fato a partir de 26 de novembro, conforme prevê o edital da ANPEC. Nesse processo, ocorrem sucessivas rodadas de convites e aceites no próprio site oficial da ANPEC.
Em outras palavras, “eu só recebi o convite oficial pelo sistema da ANPEC para a USP no fim de novembro”, disse Victor Yugo Yahiro.
Logo após sair o resultado oficial do exame, “eu recebi uma ligação da IPE/USP me parabenizando pelo desempenho na prova e fazendo o convite, isso foi uma grande surpresa positiva que me deixou muito feliz. Foi um sonho se tornando realidade”, comemorou o estudante.
Atrelado a isso, “também fui convidado a participar de um evento que ocorrerá presencialmente em São Paulo no Campus da USP com professores, alunos e candidatos convidados a ingressar no mestrado.”
No momento, Victor Yugo Yahiro relatou que está se organizando logisticamente para poder comparecer a este encontro.
“Com a minha nota, eu acredito que também conseguiria ingressar em outros centros muito bons, como a UNICAMP e a UFMG, que mencionei anteriormente, mas meu sonho realmente é ir para a FEA-USP, na capital de São Paulo. Se vou seguir doutorado logo após o mestrado, isso não é algo certo, mas é de fato uma possibilidade que considero. Ainda estou explorando as diferentes possibilidades.”
O estudante Felipe Sousa Santos recebeu convites oficiais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E disse que teve uma reunião no dia 10 de novembro com a UFMG, onde escolheu cursar o mestrado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), órgão complementar da Faculdade de Ciências Econômicas.
“Minha preferência é pela (UFMG). Ainda não decidi se pretendo seguir para o doutorado ou concluir o mestrado e ir para o mercado”, declarou o estudante.
Linneu Borges Filho já recebeu convites da Universidade Federal de Viçosa, (UFV), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O estudante informou que ainda não fez uma escolha final, mas já decidiu que seguirá carreira acadêmica no doutorado, depois do mestrado.
Futuro e Propósito
Victor Yugo Yahiro disse que se interessa bastante pela área de macroeconomia aplicada e, mais recentemente, pela área de economia regional. Esta última. deve-se a influencia do professor Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, meu orientador da monografia.
Segundo o estudante, “as pesquisas que o interessam estariam ligadas a estas áreas. Atualmente, eu vejo que o economista é um profissional multidisciplinar, cuja formação não consegue ser esgotada somente com a graduação, por isso vejo a importância de um mestrado para mim que busco exercer as funções de um economista.”
Destacou também que todos os economistas que o inspiram são aqueles que também possuem um mestrado ou doutorado e por isso está seguindo por este caminho. “Acredito que o peso do economista para a sociedade atual está na sua capacidade de formular modelos teóricos e empíricos para interpretar a realidade. Sendo assim, uma competência analítica importante para a tomada de grandes decisões tanto no mercado quanto no governo”, comentou Victor Yugo Yahiro.
Felipe Sousa Santos declarou que pretende realizar sua pesquisa na área de macroeconomia, com enfoque em economia monetária.
Com relação às áreas da Economia que pretende seguir respondeu Economia Aplicada e Economia Regional e sobre o tipo de pesquisa que gostaria de desenvolver, o estudante escolheu Economia do Agronegócio.
Linneu Borges Filho disse que enxerga o papel do economista na sociedade atual como “muito importante, pois ele tem uma posição de leitura, compreensão e explicação de todos os contextos da sociedade.”
Mensagem Final
“Para os estudantes que estão começando a graduação, eu acho que é importante entender qual área do conhecimento eles realmente gostam, pois as possibilidades de estudos são inesgotáveis e sempre exigirá um esforço contínuo. Fora isso, acredito que quem leva o estudo a sério conseguirá colher frutos virtuosos ao longo prazo”, ressaltou Victor Yugo Yahiro.
Finalizou considerando que “essa conquista representa pessoalmente uma grande vitória, pois jamais pensei que teria capacidade de tirar a nota que tirei no exame. Profissionalmente, eu acredito que isso abrirá muitas oportunidades futuras, pois espero aprimorar ainda mais minhas competências técnicas e ter contato com uma comunidade acadêmica de excelência.”
Em sua mensagem final, o estudante Felipe Sousa Santos, aconselha os estudantes que pretendem realizar o exame da ANPEC a ter uma programação de estudos de no mínimo 10 meses. “Pois no meu caso, tive que abrir mão de estudar diversos conteúdos e matérias inteiras como matemática e estática que não deu tempo para estudar. A prova da ANPEC não é uma corrida de 100 metros e sim uma maratona, então foque em absorver todo o conteúdo e tenha um plano de estudos de longo prazo” concluiu o aluno.
Para estudantes que estão começando a graduação, Linneu Borges Filho, aconselha “empenho, e, principalmente, para que absorvam tudo o que o professor tem a ensinar. Não tenham vergonha de perguntar e questioná-lo.”
Linneu Borges Filho relatou que a conquista da aprovação na ANPEC representa para ele, pessoalmente e profissionalmente “um passo além na carreira, definindo ainda mais quem eu sou.”
O coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Matheus Wemerson Gomes Pereira, ressaltou que “a aprovação dos nossos alunos nesse importante exame nacional representa não apenas o reconhecimento de sua dedicação e competência acadêmica, mas também reafirma a qualidade do ensino oferecido pela ESAN e o compromisso do corpo docente em preparar profissionais altamente qualificados para os desafios da área econômica.”
“Parabenizamos os estudantes pelo excelente desempenho e desejamos pleno êxito em suas futuras etapas acadêmicas e profissionais”, declarou.
Para professor Claudio Cesar da Silva, diretor da ESAN, “este feito representa não apenas o mérito individual de nossos alunos, mas também o compromisso coletivo da ESAN em oferecer uma formação acadêmica de excelência, pautada na dedicação, no rigor científico e na preparação de profissionais capazes de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social do país.”
A Direção congratula os estudantes pela conquista e reafirma seu apoio às futuras etapas de suas trajetórias acadêmicas e profissionais, destacando que este resultado engrandece a história da ESAN e inspira toda a comunidade acadêmica.
Texto: Comunicação ESAN UFMS
Fotos: Comunicação ESAN UFMS
Arte: ANPEC



