Equipe de Contábeis se organiza para participar de evento na FEA/USP em 2026

Postado por: Ana Monteiro

O curso de Ciências Contábeis da ESAN se prepara para a segunda viagem, liderada pela professora Susana Dias, para o USP International Conference on Accounting e o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, eventos que acontecerão entre os dias 22 e 24 de julho de 2026, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em São Paulo (SP).

Para professora Susana Dias, “esses eventos são referência nacional e internacional no debate sobre Contabilidade, Controladoria e Atuária e reúnem pesquisadores, profissionais e estudantes para a troca de conhecimento e estabelecimento de networking”.

“A ESAN disponibilizará um ônibus para viabilizar o transporte dos participantes. Terão prioridade os autores de trabalhos aprovados. As inscrições para os eventos ainda não estão abertas, mas, historicamente, ocorrem entre fevereiro e março (conforme informações disponíveis no site oficial: congressousp.fipecafi.org)”, explicou professora Susana Dias.

Professora Susana orienta: “se você tem interesse em participar, preencha o formulário neste link para que possamos organizar juntos os detalhes da viagem e procure seu orientador acadêmico para iniciar o preparo da submissão do trabalho para o evento.”

Professor Emanoel Marcos Lima, coordenador do curso e membro da equipe organizadora, ressaltou que a experiência em participar de um evento científico na Universidade de São Paulo representa muito mais do que a participação e apresentação de trabalhos, pois proporciona aos acadêmicos uma experiência diferente da vivenciada em sala de aula e marca um momento de amadurecimento acadêmico, de troca de conhecimentos e de fortalecimento da identidade profissional de cada um deles.”

“Ao participarem do Congresso USP de Contabilidade, instituição referência em contabilidade no Brasil, e vivenciarem palestras, mesas-redondas e discussões com pesquisadores de diversas instituições, os acadêmicos têm a possibilidade em ampliar sua visão crítica, compreender tendências atuais da área e desenvolver competências essenciais para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho. Além disso, o contato direto com outros professores e acadêmicos de outras instituições do Brasil, favorece a criação de redes de colaboração que, certamente, contribuirão para suas trajetórias futuras”, explicou professor Emanoel.

O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, ressaltou que a “ESAN reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o incentivo à pesquisa científica, disponibilizando transporte para viabilizar a participação dos alunos, com prioridade para aqueles que tiveram seus trabalhos aprovados. Essa iniciativa reforça nossa missão de formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos e conectados às principais discussões da área.

Finalizou afirmando que “está certo de que essa experiência contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico e profissional de nossos estudantes, consolidando a ESAN como referência em ensino e pesquisa em Ciências Contábeis.”

A primeira viagem

Em 2025, ocorreu a primeira edição dessa ação. “A administração da ESAN adotou como política apoiar uma viagem por ano para eventos relevantes para os cursos de graduação ofertados pela unidade”, orientou professora Susana Dias.

“A iniciação científica é tratada como um ponto estratégico no curso de Ciências Contábeis. Os estudantes têm acesso à disciplina de metodologia da pesquisa no primeiro ano para que possam se aproximar da pesquisa e dos grupos de pesquisa. Esta atividade unida com o esforço de divulgação da oportunidade de ir ao congresso USP pode ser uma justificativa para o resultado dos números positivos do evento”,  disse professora Susana Dias.

O estudante Jean Pleutim, do 4º semestre, falou que “viver essa viagem para o congresso USP foi incrível, sem dúvidas. Os momentos de aprendizado e integração não tem preço, carrego um sentimento de gratidão e felicidade ao lembrar daqueles cinco dias.”

Pablo Franccesco, aluno 4º semestre, confessou que no meio da viagem teve a seguinte reflexão: “sempre pensei alto, sempre quis mais, e quando eu notei que estava na USP para apresentar um trabalho de pesquisa, me emocionei e lembrei que o que eu queria um ano atrás estava se realizando.”

O estudante Gustavo Dantas relatou que “participar e vivenciar o Congresso USP 2025 promoveu para os discentes da ESAN a oportunidade de conhecer de perto os frutos da ciência que a contabilidade proporciona.”

Para a professora do curso de Ciências Contábeis e responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, e participante do evento, este momento de ida ao Congresso USP deste ano teve um significado muito especial.

Segundo ela, “quando participamos da elaboração do curso de mestrado em Ciências Contábeis na UFMS, há quase 10 anos, e mudamos o projeto político pedagógico do nosso curso de graduação, resolvemos incluir duas disciplinas de Metodologia de Pesquisa, uma no início do curso e outra no final”,

Complementou dizendo que os resultados que tiveram este ano, tanto de artigos apresentados por alunos de quarto período ou até de egressos do curso, indicados à premiação e premiados, “são respostas muito positivas a estes esforços de uma equipe de professores que planejou isso e envolve alunos em seus grupos de pesquisa. Ou seja, os frutos de um sonho sonhado há alguns anos estão sendo colhidos com maturidade e envolvimento de todos. Que outros alunos possam seguir este exemplo e viver a universidade ensino, pesquisa e extensão. Nós, professores, estamos aqui pra dar todo o suporte necessário a este processo, e vibramos com suas conquistas!”

Professora Elisabeth Vendramin, membro da organização da viagem, relatou que em 2025 o curso teve a primeira experiência de levar um ônibus com estudantes de Ciências Contábeis para participar do congresso USP.

“Foi uma experiência marcante e revigorante. Ver cada estudante descobrindo um mundo novo, refletindo sobre diversos assuntos e se inserindo no universo da pesquisa, foi energizante! A união entre eles, as amizades nascendo e se fortalecendo, o espírito de equipe, foram momentos que fazendo todo esforço valer a pena! Que vire uma tradição do curso e que muitos outros estudantes tenham a mesma oportunidade”, comemorou.

O processo de organização da viagem foi iniciado há mais de um ano. Compuseram a equipe de organização os professores Emanoel Marcos Lima, Susana Cipriano Dias Raffaelli  e Elisabeth Vendramin.

Participaram do evento 37 integrantes da ESAN/UFMS, destes 29 estudantes de graduação, 2 estudantes do mestrado em Ciências Contábeis, 1 estudante de doutorado em Administração e 6 professores do curso.

Premiações

Melhor trabalho de iniciação cientifica Diversidade

O Cenário do Trabalho Feminino no Setor Petrolífero: análise a partir de relatos da mídia

 

 

Melhor trabalho da área de contabilidade gerencial

Por Que Persistir em Projetos Não Rentáveis? Uma análise exploratória dos motivos da incidência do efeito sunk cost

Guilherme Alves de Souza Andrade (Egresso), Lilian Cristina Garcia Downes, Juliana Padua Lovatte de Assis e Odirlei Fernando Dal Moro(Prof. Esan)

Texto: Comunicação ESAN UFMS

Imagens: Participantes do evento