ESAN recebe professor que atua em múltiplas áreas de pesquisa da Administração

Postado por: Ana Monteiro

A Escola de Administração e Negócios da UFMS recebeu, em janeiro de 2026, o professor Leonardo de Oliveira Dresch, removido do Campus do Pantanal (CPAN), em Corumbá (MS), para atuar no curso de Administração e contribuir com outras demandas acadêmicas da Unidade.

O docente é originário de Porto Alegre (RS), possui 42 anos e desenvolve pesquisas relacionadas ao agronegócio; cooperativismo e economia solidária; competitividade regional; políticas públicas; governança e gestão pública; tecnologia da informação e data science.

A formação completa do professor Leonardo Dresch inclui o doutorado em Administração (UFMS, 2021), mestrado em Administração (UFMS, 2011), bacharelado em Administração (UFMS, 2006) e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio, 2024).

Possui, ainda, especializações (lato sensu) em Metodologias de Gestão para Educação a Distância (Anhanguera-Uniderp, 2013), Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (UFRN, 2016) e Cálculo e Matemática Aplicada (Faculdade Focus, 2025).

Perguntado sobre o que o motivou a escolher a ESAN como local para desenvolver sua carreira acadêmica neste atual momento de sua vida, respondeu:

“Meu vínculo com a ESAN teve início em 2009, quando a instituição ainda era o Departamento de Economia e Administração (DEA). Ingressei no curso de mestrado parcialmente influenciado pela crise econômica mundial de 2008, que impactou a empresa multinacional em que eu atuava profissionalmente. Diante daquele contexto, surgiu a oportunidade de buscar uma transição de carreira voltada à docência”, disse.

Professor Leonardo Dresch complementou contando que, durante o mestrado, viveu uma experiência extremamente enriquecedora, marcada pelo convívio com colegas e professores excepcionais, o que consolidou minha convicção de estar no caminho acadêmico correto. “Posteriormente, atuei em diferentes órgãos públicos até retornar à ESAN, em 2017, para iniciar o doutorado, concluído em 2021”.

Em 2022, retornou à instituição por meio de concurso público para a carreira docente. Permaneceu por quatro anos no Campus do Pantanal, até obter a transferência para a ESAN. “Unidade com a qual mantenho forte vínculo afetivo e profissional, onde reencontro amigos, mestres e um ambiente no qual me sinto verdadeiramente em casa”, ressaltou professor Leonardo Dresch.

Propostas, projeto e iniciativa que implementará na ESAN

No curto prazo, professor Leonardo Dresch assumirá a coordenação do Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária (ObCoop), durante o período de afastamento para o pós-doutorado do coordenador professor Alessandro Arruda, garantindo a continuidade das atividades, dos projetos em andamento e das parcerias já estabelecidas.

Paralelamente, pretende se dedicar de forma consistente às atividades de docência, bem como ao fortalecimento do diálogo e do relacionamento institucional com a gestão da UFMS, buscando contribuir de maneira integrada para o desenvolvimento acadêmico e institucional da escola.

Principais objetivos nesta nova etapa profissional

Professor Leonardo Dresch relatou que pretende ampliar e qualificar sua produção acadêmica, fortalecendo a atuação em pesquisa e extensão. “A maior proximidade com os programas de pós-graduação da ESAN, assim como a participação em projetos já consolidados, como o Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária (ObCoop), representam oportunidades relevantes para o desenvolvimento de pesquisas de impacto acadêmico e social”, declarou.

Além disso, confessou o desejo de estreitar e consolidar sua contribuição junto à equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), experiência que tem possibilitado um contato mais direto com os processos de planejamento estratégico e de accountability, ampliando sua visão sobre a gestão universitária e fortalecendo sua atuação institucional.

Contribuição das suas áreas de pesquisa para os estudantes e para a comunidade

Segundo professor Leonardo Dresch, sua atuação é movida por uma inquietude intelectual que se traduz na diversidade de suas linhas de pesquisa. “Entendo a pesquisa como o motor do tripé universitário; ela oxigena o ensino e dá substância à extensão”, falou.

“Em minhas aulas, proponho, inicialmente, conhecer o perfil dos estudantes e compreender suas referências acadêmicas, profissionais e socioculturais, utilizando esse repertório como ponto de partida para a mediação dos conteúdos teóricos. Busco articular conceitos e modelos analíticos com situações concretas, estimulando a reflexão crítica a partir da realidade vivenciada pelos alunos”, explicou.

“Além disso, incorporo experiências profissionais próprias, estudos de caso e exemplos do mundo dos negócios e das organizações públicas e sociais, de modo a ancorar o processo de ensino-aprendizagem em contextos reais, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável”, disse.

“No contexto de Mato Grosso do Sul, onde o agronegócio é o pilar econômico e cultural, nossa responsabilidade aumenta: o Brasil detém cerca de 2,6% da população mundial, mas alimenta 10% do planeta. Pesquisar esse setor é impactar diretamente a empregabilidade de nossos alunos e egressos”, destacou.

Embora os desafios estruturais existam, o professor diz ver a ciência como um processo acumulativo. Como Newton, “se vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes”, “minha contribuição busca oferecer esse degrau adicional: cada estudo, por mais específico que seja, consolida a base teórica e prática necessária para que a comunidade e o mercado regional avancem de forma competitiva e sustentável.”

Mensagem para os alunos com quem terá aulas a partir deste ano na ESAN

Como mensagem, professor Leonardo Dresch convida “os estudantes a encararem a universidade como um espaço de construção crítica do conhecimento e de ampliação de perspectivas. Independentemente do curso, pois acredito que aprender envolve curiosidade, diálogo e disposição para relacionar teoria e prática a partir dos desafios reais da sociedade, das organizações e dos territórios.”

“Em nossas atividades, buscarei sempre estimular o pensamento analítico, o senso ético e a responsabilidade social, valorizando as diferentes trajetórias, experiências e áreas de formação presentes em sala de aula. Estarei aberto ao diálogo e à troca de ideias, pois acredito que o processo de ensino-aprendizagem se fortalece quando construído de forma coletiva, respeitosa e comprometida com a transformação social”, finalizou.

O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, recebeu com grande satisfação o professor Leonardo de Oliveira Dresch e anunciou a incorporação dele ao corpo docente da Unidade com muito orgulho.

“A ESAN reconhece o valor de sua experiência e dedicação, especialmente por já possuir um vínculo histórico com nossa instituição desde 2009. Sua trajetória reflete não apenas competência acadêmica, mas também resiliência e visão estratégica, características que certamente contribuirão para o fortalecimento da missão da ESAN de formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou o diretor.

Professor Claudio complementou dizendo “que a ESAN está confiante de que a atuação do novo docente enriquecerá o ambiente acadêmico e ampliará as oportunidades de pesquisa, extensão e inovação, consolidando ainda mais o papel da Unidade como referência em Administração e Negócios.”

Texto: Comunicação ESAN UFMS

Imagem: Direção ESAN UFMS