Professora da ESAN assume diretoria na Progep
A professora Naira Denise Kalb, do curso de Administração, foi convidada pela Administração Central, a encarar o desafio de contribuir para o fortalecimento institucional como diretora de Gestão do Conhecimento e dos Processos de Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 09/03/26.
A docente disse que “entre suas prioridades iniciais estão o aprimoramento dos processos de gestão do conhecimento, a melhoria contínua dos fluxos de trabalho e o desenvolvimento de iniciativas que favoreçam o compartilhamento de boas práticas entre as unidades da universidade.”
Sua experiência em estratégia e sustentabilidade também orienta sua visão para a gestão de pessoas.
“A proposta é integrar princípios de gestão estratégica, inovação organizacional e desenvolvimento humano, criando ambientes de trabalho que favoreçam colaboração, aprendizado contínuo e geração de valor público”, antecipou.
Formação e trajetória acadêmica
O interesse pela área de Administração surgiu da busca por compreender como organizações e pessoas tomam decisões e como realizar uma gestão profissional de organizações.
“Ao longo de minha formação, esse interesse evoluiu para o estudo do comportamento do consumidor, especialmente, em temas relacionados à sustentabilidade, consumo consciente e transformação dos padrões de mercado”, ressaltou.
Segundo professora Naira Kalb, “nesse percurso, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desempenhou papel central em minha formação e consolidação profissional, constituindo-se como o principal espaço de desenvolvimento de minha trajetória acadêmica, científica e de gestão.”
Além do Doutorado, realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP), que também teve papel fundamental, a professora relatou que o “ambiente acadêmico altamente voltado à pesquisa, aliado ao contato com diferentes abordagens teóricas e metodológicas, contribuíram para ampliar sua visão sobre o papel da Administração como campo científico capaz de gerar impacto social e orientar políticas e práticas organizacionais mais responsáveis”.
Durante o mestrado e o doutorado, os principais desafios estiveram ligados ao desenvolvimento de pesquisas que articulassem rigor científico com relevância prática. “Investigar fenômenos complexos, como as motivações do consumo sustentável, exigiu aprofundamento teórico, domínio metodológico e constante diálogo com diferentes áreas do conhecimento”, explicou.
Experiência profissional e gestão
Além da atuação acadêmica, professora Naira Denise Kalb, soma experiência na gestão financeira e operacional de projetos e convênios e aprendizados importantes.
“O contato direto com processos de gestão de recursos, planejamento e prestação de contas reforçou a importância da eficiência administrativa para viabilizar a pesquisa e ampliar o impacto das iniciativas acadêmicas que desenvolvi”, relatou.
Sua experiência em estratégia e sustentabilidade também orienta sua visão para a gestão de pessoas.
“A proposta é integrar princípios de gestão estratégica, inovação organizacional e desenvolvimento humano, criando ambientes de trabalho que favoreçam colaboração, aprendizado contínuo e geração de valor público,” declarou.
Ressaltou que “conciliar prática administrativa e pesquisa científica exige organização e alinhamento entre atividades.”
“A gestão universitária pode ser também um espaço de inovação e produção de conhecimento, especialmente quando os desafios institucionais são analisados com base em métodos científicos e princípios de gestão estratégica,” complementou.
No campo da gestão de pessoas, destacou “a importância de iniciativas voltadas à valorização de servidores, formação e desenvolvimento de competências, fortalecimento da cultura organizacional e otimização dos processos de trabalho, elementos fundamentais para que universidades públicas possam responder com agilidade às demandas da sociedade.”
Pesquisa e Extensão
Entre os temas que compõem sua agenda de pesquisa — comportamento do consumidor, gestão ambiental e moda sustentável — a professora reforçou a transição para padrões de consumo mais sustentáveis como uma das questões mais urgentes para o Brasil.
“Embora o país apresente elevado potencial para liderar iniciativas de produção e consumo responsáveis, ainda enfrenta desafios relacionados à conscientização da sociedade, às práticas empresariais e ao fortalecimento de políticas públicas,” explicou.
Nesse contexto, “a educação para a sustentabilidade assume papel central, uma vez que a formação de líderes preparados para os desafios contemporâneos exige o desenvolvimento de competências que vão além do conhecimento técnico, como visão sistêmica, responsabilidade socioambiental e capacidade de tomada de decisão ética. Assim, as universidades desempenham função estratégica ao integrar a sustentabilidade aos currículos, à pesquisa e às práticas institucionais.”
No âmbito da extensão, sobressai sua atuação como coordenadora do premiado projeto de Educação Fiscal em Mato Grosso do Sul, caracterizado pela forte articulação entre universidade, governo e sociedade, fomentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e desenvolvido no âmbito da parceria entre UFMS, Sefaz-MS, UEMS e IFMS.
A iniciativa buscou promover a conscientização sobre a função social dos tributos, estimular o controle social dos gastos públicos e fortalecer o exercício da cidadania, por meio da formação de professores, da produção de materiais didáticos e da realização de oficinas educativas.
“Sua relevância está diretamente associada à formação de cidadãos mais conscientes, ao fortalecimento da cultura de responsabilidade fiscal e à ampliação da compreensão sobre a relação entre arrecadação e políticas públicas”, falou a professora.
“Como coordenadora deste projeto, reforço o compromisso com uma extensão universitária de impacto, evidenciando o papel estratégico da universidade como agente de transformação social,” reforçou.
EQUIPE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL
| Nome | Cargo | Unidade |
| Naira Denise Kalb | Coordenação Geral | ESAN |
| Claudio Cesar da Silva | Vice-Coordenação | ESAN |
| Edemir Pereira Flores Junior | Apoio Administrativo | ESAN |
| Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | Coordenação Curso de Aperfeiçoamento | INMA |
| Milene Bartolomei Silva | Coordenação Cartilhas | FAED |
| Luciene Clea da Silva | Supervisão Tutores | FAED |
| Elisabeth de Oliveira Vendramin | Supervisão Cartilhas / Professores Disciplinas | ESAN |
| Lennon Deivis Grison de Godoi | Apoio em Diagramação | Externo |
| Fabio da Silva Rodrigues | Professores Disciplinas | CPNV |
| Cleston Alexandre dos Santos | Professores Disciplinas | CPTL |
| Wilson Ravelli Elizeu Maciel | Professores Disciplinas | ESAN |
| Yasmin Gomes Casagranda | Professores Disciplinas | ESAN |
| Fabiano Martins Tiossi | Professores Disciplinas | CPAR |
| Cristhiane Marques Pitaluga | Professores Disciplinas | ESAN |
| Susana Cipriano Dias Raffaelli | Professores Disciplinas | ESAN |
| Gemael Chaebo | Professores Disciplinas | CPTL |
| Hellen Jaqueline Marques | Professores Cartilhas | FAED |
| Fabiano Antonio dos Santos | Professores Cartilhas | FAED |
| Sandra Novais Sousa | Professores Cartilhas | FAED |
| Claudia Carreira da Rosa | Professores Cartilhas | FAED |
| Myrna Wolff Brachmann dos Santos | Professores Cartilhas | FAED |
| Helder Samuel dos Santos Lima | Tutores | PROCIDS |
| Maria Claudia Mancuelho Malta | Tutores | Externo |
| Barbara Bruna Mathias de Lima | Tutores | PROPLAN |
| Rodrigo Silveira Xavier | Tutores | Externo |
| Cassia Jesuino Mendes | Tutores | PROADI |
| Felipe Carvalho Silva de Jesus | Tutores | PROPP |
| Danielle Santiago Nepomuceno de Souza | Tutores | FACH |
| Rodrigo Oliveira Gomes | Tutores | Externo |
| Rafael Ribeiro Guimaraes | Tutores | PROAES |
| Josceli Roberto Gomes Pereira | Tutores | Externo |
| Diego Gilberto Ferber Pineyrua | Tutores | CPTL |
| Andreia Costa Maldonado | Tutores | AUD |
| Fabio Gomes da Silva | Tutores | PROAES |
| Isaac Kosloski Oliveira | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Emily Flores Santos | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Beatriz de Almeida Costa | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Thaysa Rafaele Gomes Lacerda | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Eos Xavier (Pedro Eduardo Xavier) | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Antonio Carlos de Oliveira Junior | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Gustavo Pinheiro Fujinohara | Apoio em Elaboração Material Digital e Comunicação | UFMS |
| Alexsandro Carmona da Silva | Apoio em Interpretação de Língua de Sinais | AGECOM |
| Itamar Lopes dos Santos | Apoio em Interpretação de Língua de Sinais | PROAES |
| Tathiely Silva de Almeida Dorisbor | Apoio em Revisão de Texto | ESAN |
| Paulo Baltazar | Tradutores para línguas indígenas | CPAQ |
| Micheli Alves Machado | Tradutores para línguas indígenas | Externo |
Perspectivas futuras

Prof.ª Luciene, Prof.ª Milene, Prof. Claudio, Prof. Naira, Prof.ª Fernanda , apoio administrativo Edemir
Ao olhar para o futuro, a professora projetou “contribuir para o fortalecimento da UFMS como uma universidade comprometida com a produção de conhecimento relevante para a sociedade.”
Nos próximos anos, “pretendo evoluir na pesquisa voltada ao comportamento do consumidor, produção e consumo responsáveis e formação de líderes para o desenvolvimento sustentável, temas cada vez mais centrais para organizações e governos”, disse professora Naira.
Para jovens pesquisadores e futuros líderes interessados nessas áreas, “meu conselho é cultivar curiosidade científica, compromisso ético e visão de longo prazo. Segundo ela, enfrentar os desafios da sustentabilidade exige profissionais capazes de dialogar com diferentes áreas do conhecimento e transformar pesquisa em soluções concretas para a sociedade”, finalizou.
Informações: Gabinete da ESAN/UFMS
Imagens: Arquivo pessoal




