Oficina da ESAN contribui para classificação de estudantes à etapa nacional do Desafio Liga Jovem
A oficina “Do Sonho ao Negócio: Construindo Projetos com Potencial de Investimento”, realizada pela Escola de Administração e Negócios da UFMS (ESAN/UFMS), contribuiu para o desenvolvimento do EcoLoop, projeto de inovação e sustentabilidade da equipe Planeta Upgrade, da Escola Municipal Frederico Soares, de Campo Grande (MS).
O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, disse “que essa iniciativa evidencia a força da extensão universitária e o impacto positivo da aproximação entre universidade, escola e sociedade. Ao apoiar jovens talentos e estimular o empreendedorismo e a inovação, reafirmamos nosso compromisso com a formação de soluções criativas e sustentáveis para os desafios reais da comunidade.”
“Parabenizamos os estudantes e o professor Marcelo Ribeiro Silva, coordenador do projeto, e desejamos muito sucesso na etapa nacional em Brasília e seguimos confiantes de que o EcoLoop continuará inspirando transformações”, falou o diretor.
Segundo o coordenador da ação, professor Marcelo Ribeiro Silva, “esse resultado demonstra a importância da extensão universitária como instrumento de aproximação entre a universidade e a sociedade, especialmente com a educação básica. Mais do que compartilhar conhecimentos e ferramentas de empreendedorismo, buscamos estimular a criatividade, a inovação e a transformação de ideias em soluções para problemas reais. Ver esses jovens avançando para uma competição nacional reforça o sentido do nosso trabalho e o compromisso da ESAN/UFMS com uma formação que ultrapassa os limites da universidade.”
Formação
A equipe conquistou a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, e representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília, em novembro de 2026.
Os estudantes Arthur Ferreira Mariano e Luís Eduardo Rojas Escobar, acompanhados pelo professor orientador Evandro Correia de Oliveira, participaram da oficina realizada nos dias 20 e 21 de agosto, sob coordenação do Prof. Marcelo Ribeiro Silva, em parceria com o Senac Hub Academy.
Para professor Evandro Correia de Oliveira, a atividade teve papel importante na conquista:
“A oficina foi fundamental para o amadurecimento do EcoLoop e para a classificação da equipe na etapa nacional do Desafio Liga Jovem. A formação contribuiu para o desenvolvimento do MVP, a validação da solução e a estruturação da proposta, além de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre editais, financiamento, parcerias e potencial de impacto.”
♻️ O EcoLoop* propõe uma solução que integra educação ambiental, tecnologia e incentivos para estimular a reciclagem e a participação da comunidade.
A formação foi ministrada por Denise Silva, CEO da BRUACA – Negócios Socioambientais – Inteligência de Território, Impacto e Desenvolvimento Socioambiental.
Gabinete da ESAN.
Imagem: Divulgação
