Coordenador de Turismo representa ESAN no Festival Iguassu Inova 2025

Postado por: Ana Monteiro

O Festival Iguassu Inova 2025 – Vários mundos, um só festival – ocorreu, entre os dias 22 e 25 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (Itaipu Parquetec), em Foz do Iguaçu (PR).

A ESAN esteve presente com o professor Fábio Orlando Eichenberg, coordenador do curso de Turismo, apresentando dois painéis com ações realizadas pela área de Turismo.

No primeiro painel, intitulado “Turismo regenerativo e Circular: Novos Modelos Para Gerar Impactos Positivos”, o professor apresentou os resultados do Eixo Turismo que fazem parte do Programa de Extensão da UFMS – Trilha Rupestre.

Na ocasião, fizeram parte da mesa, o diretor de coordenação de Itaipu, Carlos Carboni e também, a presidente executiva da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo – BRAZTOA, Marina Figueiredo.

O evento, que foi um dos maiores festivais de inovação, tecnologia e sustentabilidade do sul do Brasil, reuniu milhares de participantes do país e da América Latina e abordou temas como ciência, tecnologia, turismo e economia criativa, com uma média de mais de seis mil participantes por dia.

A programação incluiu diversos mundos do conhecimento, como Latinoware, Ficiências, Summit Tour, e Sapiens, com palestras, painéis, hackathons, competições (como campeonato de xadrez), e shows musicais, incluindo a banda Lagum.

O evento também celebrou talentos e inovação com premiações em diversos desafios, consolidando-se como um ambiente de transformação e aprendizado, inspirando novas gerações.

Projeto Hub de Turismo

Já no segundo painel, no palco central do Summit Tour, professor Fábio Eichenberg, apresentou um projeto de pesquisa da área de Turismo da ESAN denominado “Planejamento de um HUB de Turismo Internacional no Corredor Bioceânico de Capricórnio”.

Esta ação pretende reforçar a importância do Turismo neste projeto de integração transfronteiriça por meio da ampliação de conexões e modais a serviço da integração da região continental que envolve, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Segundo professor Fábio, “participar de um evento como é o Iguassu Inova, em especial, no mundo Summit Tour é um passo importante para a integração de instituições como o Itaipu Parquetec e a UFMS, por meio da ESAN e do curso de Turismo.”

Continuou: “não é apenas um evento, é um mundo de possibilidades e network fundamentais para as aspirações da área de Turismo dentro da ESAN e da UFMS”, concluiu.

Os organizadores consideraram a edição de 2025 um sucesso e estão de olho no evento de 2026.

Texto: professor Fábio Orlando Eichenberg

Fotos: Fábio Orlando Eichenberg