Alunos de mobilidade da Universidade Nacional de Jujuy integram-se ao curso de Turismo da ESAN

Postado por: Ana Monteiro

O curso de Turismo da ESAN recebe os estudantes da Universidade Nacional de Jujuy, província da Argentina, Justo Maximiliano Casimiro e Hector Miguel Casimiro, entre os meses de novembro e dezembro de 2025, por meio da Rede Zicosur Universitário.

A Zicosur Universitário é um Grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que tem atuado em programas conjuntos para fortalecer a integração regional acadêmica e, por fim, consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Durante o período da mobilidade, os alunos, que são primos, terão imersões na língua portuguesa, participarão de aulas e projetos definidos em seus respectivos planos de trabalho e nas mais diversas ações proporcionadas pelos seus tutores.

Os professores da ESAN, Noslin de Paula Almeida e Patrícia Zaczuk Bassinello serão responsáveis por orientar os acadêmicos. Também estão previstas atividades culturais de recepção e de ambientação a Campo Grande (MS).

O estudante Hector Miguel Casimiro disse que com esta experiência “espera conhecer mais do idioma, da vida dos moradores de Campo Grande, da natureza. O aspecto econômico local, história e as diferenças que têm com nosso lugar. Onde vivemos é muito oposto. É seco e muito alto. Em Campo Grande é muita floresta, muita planície.”

Justo Maximiliano Casimiro, por sua vez, “espera aprender muito a cada dia.”

Hector declarou, ainda, “que se interessa pela forma como se estabelecem os conhecimentos para os alunos e pelos objetivos da universidade sobre turismo.”

O coordenador do curso de Turismo, Fábio Orlando Eichenberg, entende a oportunidade de receber os alunos “como um reconhecimento à área de Turismo, por parte das instituições que compõem a Rede Zicosur.”

E adianta que, “em 2026, serão selecionados dois estudantes do curso de Turismo da ESAN/UFMS para a reciprocidade, ou seja, para passarem em Jujuy, província da Argentina, um período de mobilidade, tal qual Hector e Justo. Desejamos a eles os melhores votos de sucesso na mobilidade.”

Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “essa iniciativa representa mais um passo na consolidação dos laços acadêmicos e culturais entre instituições latino-americanas, promovendo o intercâmbio de experiências, saberes e práticas que enriquecem a formação dos nossos alunos e fortalecem a internacionalização do ensino superior.”

E continuou: “a presença dos estudantes argentinos em nossa instituição será uma oportunidade valiosa de troca de conhecimentos sobre o turismo regional, práticas sustentáveis e gestão de destinos, além de contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais integrada e colaborativa entre os países do Mercosul.”

A mobilidade internacional na UFMS

A mobilidade acadêmica internacional tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação e de pós-graduação o aprimoramento da sua formação acadêmica e humana por meio da imersão cultural em outro país oportunizando a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o fortalecimento dos conhecimentos técnicos, científicos e profissionais.

Quem pode participar?

Estudante de graduação e de pós-graduação regularmente matriculado na UFMS .

Quais os requisitos necessários?

  •  Ser maior de 18 anos e estar regularmente matriculado em curso de graduação ou de pós-graduação da UFMS durante todo o
    período de realização da mobilidade;
  • Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a 6,5 (seis inteiros e cinco décimos), com aproximação de uma casa decimal (requisito aplicável nos casos de estudantes de graduação);
  • Ter integralizado, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) do total da carga horária prevista
    para seu curso, até o período da inscrição (requisito aplicável nos casos de estudantes de graduação).

Texto: professor Fabio Eichenberg e Comunicação ESAN UFMS

Fotos: professor Fabio Eichenberg e Comunicação ESAN UFMS